Fitness > Guia da Corrida > Slider Home

Guia de corrida: tire o máximo de proveito na esteira

Por Redação Fortíssima 02/05/2016

Será que correr na esteira traz os mesmos resultados que de correr na rua? Com recursos para ajustar velocidade e inclinação, por exemplo, o treino realizado no aparelho pode proporcionar benefícios diferentes e mais direcionados. O importante é montar um guia de corrida que adapte o uso conforme os seus objetivos.

Especialmente no outono e no inverno, quando o frio aperta, o mecanismo pode ser uma alternativa para não ficar parado. Antes de começar, no entanto, vale a pena procurar um médico e fazer uma avaliação detalhada da sua saúde.

guia de corrida

Os recursos da esteira podem tornar o treino mais eficiente. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios e diferenciais de correr na esteira

Douglas Joaquim,  gerente de opções da Smart Fit, aponta que um dos principais diferenciais de um bom guia de corrida na esteira são os recursos já inclusos no aparelho, que ajudam a potencializar o treino.

“Para correr na rua com eficiência, por exemplo, é recomendável o uso de itens adicionais que melhoram o controle do treino, como relógios com GPS ou aplicativos que medem a distância e velocidade da corrida. As esteiras têm todos esses itens em um único hardware, além de facilitar o controle sobre o treinamento e condições de aprendizagem da corrida”, completa.  

Essa possibilidade de controle é também um dos principais benefícios do aparelho. Segundo o gerente de operações, as esteiras promovem um melhor controle das fases do treinamento, sendo mais fácil monitorar fatores importantes como frequência cardíaca, ritmo e tempo do exercício e ainda ajustar velocidade e inclinação.

Além disso, possuem sistemas automáticos de absorção de impacto do exercício, que chega a ser três vezes menor em comparação com a corrida de rua, diminuindo os riscos de lesões por erro de passada ou o uso de calçados inadequados. O sistema de amortecimento dos rolamentos da esteira também torna a processo mais confortável.

Sem falar que não existe risco de perder o treino devido a fatores externos. Faça chuva ou faça sol é possível manter o guia de corrida em dia e não perder de vista os seus objetivos fitness.

Guia de corrida para potencializar resultados

O treino na esteira deve ser adequado conforme os objetivos de cada pessoa. Para quem quer aumentar a capacidade do condicionamento físico, por exemplo, optar por variações de intensidade é a pedida certa. Isso aperfeiçoa a potência aeróbia do corredor, com benefícios para coração, músculos e pulmões.

Já para emagrecer, o guia de corrida recomendado é o exercício constante na esteira, com intensidade menor. Ele é mais eficaz para mobilização de gorduras e pode ter a velocidade aumentada conforme a pessoa vai ganhando condicionamento físico.

Se o objetivo é ganhar músculos, o recurso de inclinação pode proporcionar benefícios interessantes. Ele aumenta o esforço e contribui para o ganho de massa muscular. Joaquim finaliza explicando que é preciso ter foco nos objetivos e deixá-los bem definidos. Do contrário, não há guia de corrida na esteira que faça efeito.

E aí, já definiu o seu guia de corrida? Deixe o seu comentário! Não se esqueça ainda que é importante contar com o acompanhamento de um profissional da área.


Sites parceiros