Uma novidade desenvolvida por cientistas americanos promete revolucionar os tratamentos estéticos destinados a garantir o fim das rugas. Você já imaginou abrir mão de todos aqueles cremes que suavizam as marcas do tempo e investir em uma segunda pele? Pois saiba que, em breve, talvez isso seja possível.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão em fase de testes com uma película multiuso capaz de imitar o aspecto jovem da epiderme. Futuramente, a proposta é de que o produto ofereça benefícios estéticos e também proteção solar.
Fim das rugas: entenda o protótipo
De acordo com a revista científica Nature Material, a nova película é elástica, estática e invisível. Ela pode ser aplicada na pele com o intuito de atenuar o aspecto das rugas e da flacidez, especialmente em regiões mais propensas ao envelhecimento, como ao redor dos olhos.
O funcionamento é simples. O acessório é aplicado diretamente sobre a pele da pessoa. Quando seca, ele forma uma película que imita as propriedades do rosto jovem, o que mascara os traços relacionados ao tempo, como manchas, rugas e linhas de expressão.
O produto é feito de polímero polissiloxano, sintetizado a partir de moléculas de silicone e oxigênio. Ele foi criado com o intuito de imitar a pele humana e fornecer uma camada protetora e permeável a ela. O protótipo já passou por alguns testes como produto cosmético, mas apresentou ainda outros benefícios.
Ao ser aplicada na região abaixo dos olhos, nos antebraços e nas pernas, a película demonstrou ser capaz de manter a epiderme hidratada e aumentar sua elasticidade. Em um dos experimentos a pele foi beliscada para verificar quanto tempo demorava para voltar ao normal.
O resultado foi que a parte coberta com polímero apresentou mais elasticidade do que aquela que estava sem. Mas mesmo que já tenha demonstrado resultados animadores, o protótipo ainda deve passar por mais testes. Afinal, a segunda pele não precisa ser apenas invisível, mas também confortável e eficaz para manter a hidratação.
Segundo os próprios cientistas, o produto deve conter as propriedades óticas e mecânicas certas, para que tenha uma boa aparência e desempenhe seu papel corretamente. Futuramente, a ideia é que o projeto seja aprimorado e a película possa oferecer outras funcionalidades no tratamento de pacientes que sofrem com doenças da pele.
Nos Estados Unidos, a primeira versão do polímero aguarda aprovação de órgãos reguladores. Se aprovado, é possível que logo comece a estar disponível também em outros países.
Como evitar rugas e olheiras
Marcas do tempo são inevitáveis e simbolizam a sabedoria de quem já viveu muito. Por isso, não há problema algum em assumir suas rugas. A melhor saída ainda é cuidar da sua pele ao longo de toda a vida e garantir sua saúde.
A dica é manter alguns cuidados pontuais, que ajudam a retardar o envelhecimento precoce. A utilização diária do protetor solar é um deles. Também é importante investir em cremes para manter a hidratação da epiderme: cosméticos com vitamina C são uma boa opção.
Por fim, procure manter hábitos saudáveis em geral: praticar atividades físicas, aderir a uma dieta balanceada e beber bastante água. Sua pele agradece e você economiza em produtos cosméticos caros.
E você, o que achou da proposta de uma segunda pele? Usaria o protótipo para o fim das rugas? Deixe um comentário.