Sem categoria

Quer saber como turbinar a aula de zumba? Não perca as dicas

Por Redação Fortíssima 13/05/2016

Que tal descobrir como turbinar a aula de zumba? O ritmo já dançante e promove alto gasto calórico, mas sempre tem um jeito de deixar os passos ainda mais intensos e cheios de vibração. Preparado? É bom treinar o fôlego.

Como turbinar a aula de zumba? Veja

As aulas de zumba duram em média uma hora, iniciam com o aquecimento e terminam com alongamento. O gasto calórico varia de acordo com a intensidade, mas costuma ficar entre 600 e 1000 calorias por aula.

Quer aprender como turbinar a aula de zumba? Uma dica é ir em busca de variações. Muitas delas já estão disponíveis em academias e podem oferecer uma experiência ainda mais dançante para quem pratica.

Aqua zumba

A zumba sai das salas de ginástica e vai para a piscina. Essa modalidade é ideal para quem tem problemas nas articulações e não pode fazer exercícios de grande impacto. A aula dura de 40 a 60 minutos e é possível eliminar 800 calorias.

Zumba step

Esse tipo aumenta o impacto nos joelhos e articulações, especialmente devido à intensidade dos exercícios. Os movimentos realizados nas aulas de step convencional são introduzidos no meio das danças de zumba. Dá para imaginar o suor escorrendo.

Zumba toning

Essa modalidade utiliza maracas, halteres e, diferentemente dos outros estilos, tem foco na tonificação dos músculos superiores e melhora a resistência muscular da região. Exercícios de bíceps e agachamentos são bastante explorados nessa aula.

Zumba gold

Indicada para pessoas que estão na terceira idade. As músicas nesse estilo são mais lentas, mas seguem a mesma linha da zumba fitness, porém com movimentos adaptados para ter pouco impacto.

Zumba sentao

Nessa aula, a cadeira é sua parceira de dança. O objeto ajuda a alinhar os agachamentos, a fazer flexões laterais e realizar movimentos para fortalecer os glúteos. O foco maior é na definição do corpo e não na hipertrofia muscular. A queima calórica é igual à zumba tradicional, o que muda são os exercícios.

Como turbinar a aula de zumba?

Intensidade é palavra-chave nas aulas desse ritmo. Foto: iStock, Getty Images

Conheça mais a zumba

A zumba foi criada em 2001 e une estilos como salsa e hip hop à exercícios aeróbicos. A frequência cardíaca é alta, mas outros ritmos latinos, a exemplo do merengue, ajudam a diminuir a intensidade dos exercícios sem que você fique parado.

Entre os inúmeros benefícios dessa atividade está a melhora da autoestima. As aulas também são interativas e acabam estimulando o contato entre os alunos. Como saber dançar não é um requisito para iniciar, você pode se jogar sem medo.

Gostou? Antes de iniciar as aulas de zumba, seja na modalidade que for, procure seu médico e faça uma avaliação física para saber quais são as suas limitações e escolher o melhor estilo para você. Pode fazer toda a diferença.

E aí, descobriu como turbinar a aula de zumba? É só escolher qual é a melhor modalidade para você. Depois conte para a gente nos comentários.