Esporte

Conheça os benefícios da zumba fitness e insira o exercício na rotina

Por Redação Doutíssima 16/02/2015

A zumba fitness combina ritmos latinos, como merengue, salsa, cúmbia, reggaetón e hip hop, com exercícios aeróbicos. A zumba foi fundada em 2001 pelo colombiano Beto Perez e ganhou muitos adeptos mundialmente, já que ajuda a sair da rotina da malhação e sua prática é descontraída.

zumba fitness

Modalidade de zumba que une dança e exercícios aeróbicos é opção para emagrecer. Foto: iStock, Getty Images

A zumba fitness está presente em 185 países.Segundo o site oficial, já existem 14 milhões de praticantes ao longo desses anos.

O gasto calórico, em uma hora de aula, pode chegar a 1000 calorias. A modalidade pode ser praticada por pessoas de todas as idades, mesmo que não tenham muita afinidade com a dança. O foco é perder calorias e divertir os praticantes.

Benefícios da zumba fitness

A zumba fitness melhora a qualidade de vida dos praticantes, fortalece os músculos e melhora a interação social através dos mais variados tipos de exercícios propostos em uma hora aula. Além de melhorar a autoestima, trabalha o equilíbrio, potencializa a memória e reduz dores causadas pelo sedentarismo.

É ideal que sejam feitas três aulas por semana. A partir da primeira aula, você já sente os resultados do gasto calórico e os benefícios psicológicos proporcionados. É importante, como em qualquer outra prática de atividade física, que haja dedicação por parte do aluno.

A zumba não é praticada apenas por pessoas que buscam emagrecer. É praticada por pessoas que querem manter a boa forma física, mental e ainda aproveitam um momento de diversão e descontração..

Um pouco mais sobre zumba fitness

A zumba fitness é praticada em academias, estúdios de dança e escola. Ou seja, ela pode ser praticada em diversos lugares. Não é necessário que as pessoas saibam dançar.

O aquecimento dos músculos, nas aulas, é feito com exercícios aeróbicos comuns. A sessão é realizada sem interrupção.

A frequência cardíaca é alta, mas ritmos como merengue e salsa são usados para diminuir o ritmo cardíaco dos participantes. Assim, conseguem completar todos os exercícios propostos ao longo de uma hora de aula.

A zumba mistura muitos ritmos e exercícios. Por isso,  novas modalidades já estão surgindo. Toning é uma modalidade que inseriu pesos, exercícios cardíacos e mais alguns movimentos da zumba. Tudo isso entra no leque de possíveis práticas de zumba fitness.

Existem diversas modalidades, que são direcionadas a bebês, idosos e até cadeirantes. Mas é importante que a pessoa conheça seus limites e os respeite.

A modalidade deve ter aulas ministradas por profissionais capacitados e certificados. No site oficial da zumba,  é possível ver se o professor é realmente certificado.

As aulas misturam ginástica e passos de danças tipicamente latinas. Os participantes nunca param realmente de dançar. Ritmos lentos e mais agitados são intercalados, para que os alunos consigam diminuir o esforço físico e permaneçam na aula.

Existem aulas para alunos inciantes, intermediários e para aqueles que estão bem mais avançados. Antes de começar qualquer atividade física, é importante consultar um médico para realizar uma avaliação geral da sua saúde.

 

Siga as orientações feitas pelo médico, para não acontecer lesões ou qualquer outro tipo de problema de saúde.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!