Se você costuma deixar tudo para última hora, lembre-se de que esta é a última semana de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar da prova, que permite usufruir de programas do governo, ingressar em universidades federais e estudar no exterior, basta acessar o site.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 9h45 da última sexta-feira, dia 13 de maio, já tinham sido realizadas 3.092.122 inscrições. Caso você pretenda participar, ainda dá tempo: é possível fazer seu cadastro até 20 de maio.
Guia para a inscrição no Enem
Se antes o propósito do Enem era diagnosticar a qualidade do ensino médio no país, a realidade hoje é outra. Atualmente, uma boa pontuação no Enem é critério de acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Ciência sem Fronteiras.
Está convencido a se inscrever? Pois saiba que o processo é simples. Basta acessar o site oficial do Enem e clicar no hiperlink Faça sua inscrição de 9 a 20 de maio. Ao selecionar Inscrição para o Enem 2016, o participante deverá informar seu CPF e data de nascimento. Depois, terá de fornecer ainda dados como número de identidade, CEP e endereço.
Será necessário também informar o número de celular e um endereço de e-mail. Afinal, esses são os canais de comunicação oficiais para o Enem. Ou seja, diante de qualquer alteração ou informação sobre as provas, você será notificado por meio deles.
Você terá de criar ainda uma senha de acesso para acompanhar o andamento do seu cadastro e, posteriormente, o resultado da prova. Quando a inscrição estiver concluída, será emitido o boleto, que deverá ser quitado até o dia 25 de maio. A taxa é de R$ 68 e o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária.
Mas atenção, o estudante que irá concluir o ensino médio em 2016 e estiver matriculado na rede pública terá direito à isenção automática da taxa de inscrição. Portanto, poderá declarar carência e não terá de arcar com o custo.
MECFlix: dicas para mandar bem no Enem
Depois de fazer a inscrição, é hora de se preparar para o exame. O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, além da redação. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No sábado, as questões serão relacionadas às ciências humanas e da natureza.
Já no domingo, o candidato terá de realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Se você sente que ainda não está preparado, saiba que há várias alternativas para dominar com mais segurança os conteúdos até o mês de novembro. Uma delas é o MECFlix.
O site é uma plataforma gratuita ofertada pelo Ministério da Educação (MEC) e reúne videoaulas gratuitas sobre os conteúdos que podem fazer parte do Enem. Uma boa ideia é se programar para assistir pelo menos uma por dia. Os vídeos são bem curtos, com duração média de oito a dez minutos.
Outra dica é reservar um tempo diário aos estudos, nem que sejam 30 minutos. Defina o horário e os temas a serem revisados. Organização é fundamental para que os momentos de aprendizagem sejam proveitosos e ocorram sem distrações. Assim, você tem tudo para se dar bem.
E você, já fez sua inscrição para o Enem? Não perca o prazo! Aproveite também para compartilhar o artigo com os seus amigos.