Bem-Estar > Dia a Dia

Vai fazer um empréstimo? Confira os principais cuidados

Por Redação Fortíssima 21/05/2016

Em 2016, o número de endividados que não conseguem pagar as contas bateu recorde no Brasil. São cerca de 60 milhões de pessoas, maior índice já registrado desde que a contagem começou a ser feita, em 2012. Nesses casos, pedir um empréstimo pode ser uma boa saída.

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados na de contratar o crédito. Entre diferentes tipos de empréstimo, escolher a melhor opção para o seu caso é fundamental. É importante avaliar desde os valores de taxas de juros até o número de parcelas.

empréstimo

Além da pesquisa, o planejamento é fundamental na hora de fazer um empréstimo. Foto: iStock, Getty Images

Principais tipos de empréstimo

Seja para quitar dívidas, fazer um investimento ou comprar um bem de maior valor, como um carro ou casa, muitas pessoas recorrem ao empréstimo para conseguir o dinheiro extra. Mas antes de tomar essa decisão, é preciso conhecer os principais tipos de créditos e quando é mais indicado optar por cada um deles.

O empréstimo pessoal costuma ser de fácil acesso, embora a maioria dos bancos faça uma análise prévia do seu histórico como pagador. Uma das vantagens é que o valor costuma ser liberado de maneira rápido, o que o torna ideal para aquela emergência. A principal desvantagem é a taxa de juros, que costuma ser alta.

Já o empréstimo consignado, também bastante comum, possui taxas de juros bem menores e possui um limite máximo de pagamento mensal, que é equivalente a 30% do salário, pensão ou aposentadoria. A forma de pagamento das parcelas é realizada diretamente através de desconto em folha de pagamento. Costuma ser o tipo mais indicado.

Também existe a modalidade do cheque especial, em que o cliente que possui conta corrente já conta com um crédito pré-aprovado pelo banco, de acordo com o seu perfil. Por outro lado, a taxa de juros está entre as mais altas do mercado e perde apenas para as dívidas do cartão de crédito.

Empréstimo

Cuidados para contratar um empréstimo

Fazer um empréstimo pode resolver muitos problemas financeiros, mas é preciso ter cuidado para que, no final das contas, não acabe gerando um muito maior. Depois de analisar qual é o melhor tipo de crédito, verificando os prós e contras de cada um, outros fatores devem ser levados em conta.

Um dos cuidados mais importantes antes de fechar a contratação é fazer uma simulação. Praticamente todos os bancos e instituições financeiras oferecem essa opção, mostrando as alternativas disponíveis e quanto deverá ser pago em cada parcela.

Isso também ajuda a garantir que a taxa de juros não seja abusiva. Fazer a melhor escolha exige uma pesquisa em vários bancos e financeiras, analisando com cuidado qual empresa oferece as melhores condições para o seu perfil.

Além disso, é preciso fazer uma previsão a longo prazo, calculando se as parcelas do empréstimo caberão no orçamento durante todo o período da contratação. O crédito não deve comprometer o pagamento de outras contas, pois estará resolvendo um problema e causando outro.

E aí, anotou as dicas par pedir um empréstimo? Lembre-se de que esse deve ser o seu último recurso.