Beleza > Estética

Negra e de cabelo crespo: conheça a bela Miss São Paulo 2016

Por Redação Fortíssima 30/05/2016

Mulheres brancas e de longos cabelos lisos ainda são maioria nos concursos de beleza. Elas refletem o padrão estético que costuma ser definido como ideal. Mas na noite do último sábado, dia 28, o Miss São Paulo 2016 foi na contramão: elegeu uma vencedora negra e de cabelo black power.

Sabrina de Paiva, de 20 anos, foi eleita a mulher mais bonita do Estado de São Paulo. Ela foi escolhida depois de participar de uma final bastante disputada com outras 29 beldades – apenas uma delas também era negra.

Miss São Paulo 2016

Sabrina de Paiva: vitória é sinônimo de representatividade. Foto: Instagram, Reprodução

Miss São Paulo 2016: quebra nos padrões

A atual Miss São Paulo, que agora vai se preparar para disputar o concurso Miss Brasil, em outubro, está aí para mexer com os paradigmas de beleza. De certa forma, ela simboliza os traços de 53% da população brasileira que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), declara-se negra ou parda.

À imprensa, Sabrina já revelou que sonha em se tornar a segunda Miss Brasil negra – a primeira foi Deise Nunes, em 1986 -, o que significaria uma quebra nos parâmetros atuais, além de uma conquista pessoal e tanto.

Para a vencedora do Miss São Paulo 2016, somente o fato de ter desfilado no concurso já foi uma vitória. Ela sonhava em participar do evento desde pequena, mas quase desistiu por conta da falta de recursos. Para desembolsar os cerca de R$7 mil necessários para arcar com a inscrição e as despesas com trajes, ela teve que mobilizar várias pessoas.

Em sua cidade Natal, Caconde, pediu ajuda aos vizinhos, descontos em lojas e até fez empréstimos. Quem a encorajou a seguir firme foi sua mãe que, mesmo com as dificuldades, jamais deixou de apoiar a filha na conquista do seu sonho.

Para Sabrina, exibir a faixa de Miss São Paulo 2016 é também sinônimo de representatividade. O foco é mostrar às mulheres e meninas que o nariz, a boca e o cabelo afro são maravilhosos. A vencedora almeja ser fonte de inspiração para que elas também se amem.

Miss São Paulo 2016

A vitória de Sabrina mostra a força e a beleza da mulher negra. Foto: Instagram, Reprodução

Internautas elogiam Sabrina nas redes sociais

Na noite de sábado, a decisão dos jurados do concurso de beleza foi aclamada nas redes sociais – especialmente no Twitter. Usando a #MissSP, os internautas comemoraram a escolha de uma miss black power e apontaram que Sabrina veio para empoderar, disseminar e enaltecer ainda mais a beleza negra.

Para os preconceituosos, os internautas já avisaram: “podem se acostumar que a Miss São Paulo é negra sim – e depois será Miss Brasil e Miss Universo“. Os próximos concursos ainda estão distantes no tempo, mas o fato é que muita gente está na torcida por Sabrina desde já.

Miss São Paulo 2016

Mensagens de apoio não faltaram não Twitter. Foto: Reprodução, Twitter

E você, também está na torcida pela Miss São Paulo 2016? Deixe a sua opinião nos comentários!