Guia dos Dentes

Acidentes podem causar um dente trincado. Saiba o que fazer

Por Redação Doutíssima 17/06/2014

Uma das formas mais comuns em que se trinca os dentes é mastigando objetos ou alimentos duros, como gelo, nozes ou até mesmo balas. Acidentes envolvendo traumas diretos ou em outra região da boca também são outras causas bastante comuns. E, claro, ninguém gosta ou se sente bem com um dente trincado.

Causas de dente trincado

É possível ter um dente trincado também devido ao desgaste natural dos dentes, seguido de uma tentativa grande de restauração ou mesmo a partir de um simples choque térmico.

Mastigar alimentos duros sem o devido cuidado pode resultar em dente trincado. Foto: Shutterstock

Mastigar alimentos duros sem o devido cuidado pode resultar em dente trincado. Foto: Shutterstock

É importante entender ainda sobre o assunto dente trincado, que existam hábitos capazes de desencadear o problema, como é o caso do ranger os dentes durante o sono, o costume de pressionar os dentes por tensão excessiva ou mesmo pela pressão mastigatória desigual.

Como identificar o dente trincado

É possível verificar a presença de um dente trincado por meio de alguns sintomas. Fique alerta ao sentir dor aguda ao morder, que desaparece rapidamente, uma dor recorrente no dente, que não permanece o tempo inteiro, ou mesmo uma dor ao beber ou comer.

Ainda que algum destes sintomas esteja presente, o recomendado é realizar uma avaliação com um especialista em saúde bucal, o qual investigará alguns parâmetros clínicos e, assim, poderá confirmar o descartar o dente trincado.

Raio-X confirma o dente trincado

É importante deixar claro que, muitas vezes, as fissuras podem não ser visíveis a olho nu, necessitando de exames complementares para confirmar se há um dente trincado.

Usualmente, se faz um raio-X dos dentes. Além disso, para auxiliar no diagnóstico desse tipo de problema, é sugerido uma espécie de diário, anotando todas as ações capazes de desencadear dor, como a alta ou baixa temperatura, alimentos doces, azedos ou pegajosos.

O dente trincado dói porque a pressão da mordida faz com que a lesão se abra, desencadeando a dor, mesmo que a fissura seja muito pequena. A hipersensibilidade e a dor são resultado da inflamação que acomete a polpa dental, a qual contém os nervos e vasos que nutrem os dentes.

Como reagir ao dente trincado

Ao desconfiar de um caso de dente trincado, procure auxílio médico o mais rápido possível, a fim de evitar complicações maiores e tratar o problema de forma mais precoce. Quando descoberto o dente trincado, o tratamento a ser indicado é baseado em fatores como o tamanho e localização da lesão.

No entanto, as opções mais comuns são a reparação do dente com material especial, a colocação de uma coroa no dente lesado, que o protege de danos extras, o tratamento endodôntico (canal radicular), caso a polpa esteja comprometida, ou a extração do dente, caso ela não possa ser salvo.

Problemas com dente trincado são muito usuais e causam bastante desconforto e, muitas vezes, até mesmo um prejuízo estético. Agora que você já conhece os fatores capazes de resultar nesse tipo de problema e o que fazer para enfrenta-lo, fica mais fácil agir caso ele ocorra, além de ser importante ter estas informações para prevenir lesões e possíveis complicações oriundas delas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como ter dentes saudáveis na 3ª idade

Hábitos prejudiciais para a saúde bucal

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Jogos: ensinar saúde bucal para crianças e adolescentes

Saúde bucal: 12% da população brasileira nunca foi ao dentista

Doutor explica o que acontece quando você lê seus exames laboratoriais

Entendendo os exames laboratoriais: saiba o que é o colesterol total e quando ele é saudável