Exercícios > Fitness

Praticar atividades físicas regulares é essencial para a longevidade

Por Redação Fortíssima 25/06/2016

Não interessa quantos anos você tem: praticar atividades físicas regulares é importante em todos os momentos da vida. Mesmo quando o dinheiro está apertado e a mensalidade da academia fica para depois, dá para apostar em alternativas para manter o pique.

Caminhada na rua, corrida no parque, algumas partidas de futebol e até um passeio para pedalar no final de semana. Tudo entra na conta e ajuda você a manter o seu corpo ativo e mais saudável. Só não pode ter preguiça de ficar parado. 

Importância do exercício físico

Que fazer exercícios físicos é importante todo mundo já sabe. Ainda assim, sempre vale a pena relembrar: esse é um dos segredos para ter mais longevidade e qualidade de vida. Ou seja, não dá para se descuidar e cair no sedentarismo.

Estudo recente divulgado pela Associação Médica Americana mostrou que as atividades físicas regulares reduzem até mesmo as chances de uma pessoa ter câncer.  Também é sabido que o esporte como parte da rotina previne inúmeras doenças, como hipertensão e diabetes.

O corpo sem movimento vai enrijecendo as articulações, deteriorando o sistema respiratório e destruindo vasos sanguíneos. Quando realizamos algum esforço físico, solicitamos sangue para os músculos. Isso permite que os vasos se dilatem e possam irrigar melhor o seu corpo. Por consequência, o risco de doenças cardíacas diminui.

Ao término do exercício físico você se sentirá mais relaxado, menos estressado e bem disposto. As dores do corpo tendem a diminuir com as atividades físicas regulares. Teste e sinta a diferença.

Atividades físicas regulares

As atividades físicas regulares são importantes em todas as fases da vida. Foto: iStock, Getty Images

Como realizar atividades físicas regulares

Assim como você toma algum medicamento porque entende que precisa daquilo para se curar ou para prevenção, entenda que as atividades físicas regulares são a sua pílula diária para uma vida mais longa e saudável.

Não é fácil ter foco e disciplina. No dia que chove é comum ver as academias mais vazias. Descubra algum local coberto para não perder o hábito de caminhar, caso esta seja a sua atividade preferida. Tudo depende de criar hábitos.

Comece aos poucos, até que o exercício seja uma parte da rotina do seu dia. Tente caminhar por uma hora durante 21 dias seguidos, sem falhar nenhuma vez. Por mais incrível que pareça, o seu corpo irá sentir falta da prática se no 22º dia você não se exercitar.

As atividades físicas regulares são ainda responsáveis pelo consumo da gordura do corpo humano. O impacto no organismo é extremamente positivo na medida em que o trabalho muscular gasta a glicose.

Alongamentos também são ótimos para a terceira idade. Intercale caminhadas com exercícios para esticar cada músculo do seu corpo. A ioga é outra modalidade que os idosos podem fazer. O exercício trabalha com a respiração e a consciência de si e do corpo. Não desista na primeira tentativa. Se enjoar de algum esporte, comece outro. 

E aí, pronto para começar atividades físicas regulares? Compartilhe o artigo com os seus amigos e busque motivação!