Exercícios

Funcional fight ajuda a emagrecer e a definir os músculos

Por Redação Doutíssima 19/06/2015

Os exercícios funcionais e esportes de luta são atividades favoritas dos apaixonados por fitness. Uma novidade surgiu para unir o melhor desses dois mundos: a funcional fight. A modalidade promete queimar muitas calorias e, ao mesmo tempo, fortalecer a musculatura. Izabel Goulart, Carol Trentini, Ca­mila Klein e Carol Celico são algumas de suas adeptas mais famosas.

 

Funcional fight: resultados rápidos

Já pensou em perder mil calorias em apenas uma hora de academia? Pois isso é o que promete a funcional fight.

funcional fight

Modalidade que une luta e exercícios funcionais promove alto gasto calórico. Foto: Reprodução, Instagram

Essa modalidade foi criada pelo ex-lutador profissional de MMA e faixa preta em jiu-jitsu, Eduardo Mun­rá, de 42 anos, e visa a definição do corpo, sem necessariamente aumentar a massa muscular da pessoa. É por essa razão que virou o treino queridinho de muitas modelos e celebridades.

 

Durante os 60 minutos de aula, há um treino recheado de exercícios inspirados no MMA: são socos, ganchos, chutes e joelhadas. Além disso, o circuito é intercalado com um treino aeróbico bastante intenso, com burpees, saltos e corridas.

Para o fortalecimento da musculatura, são feitos exercícios com elásticos. Estima-se que uma sessão seja capaz de fazer você perder de 600 a 1.000 calorias.

 

Cada treino é único, sendo elaborado de acordo com os objetivos e o condicionamento físico do aluno. Ao longo das aulas, a combinação de golpes e a intensidade dos exercícios aumentam, assim como os resultados – ou seja, o gasto calórico e os efeitos dos exercícios na musculatura corporal.

 

Segundo o seu criador, a funcional fight é capaz de transformar o corpo em apenas 20 aulas, principalmente os músculos da cintura, do abdômen e do culote. As aulas devem ser feitas duas vezes por semana. Nos demais dias, a recomendação é realizar outras atividades – como natação e caminhada.

 

A modalidade pode ser uma ótima opção para quem não gosta de esportes de luta. Ao contrário de outras formas de luta, nessa não há contato físico ou um oponente. Além disso, o foco não está em ensinar princípios e técnicas de defesa pessoal, e sim em exercícios para fortalecer o corpo.

 

Por que a funcional fight funciona?

Não é de hoje que as artes marciais são vistas como ótimas maneiras para qualquer pessoa entrar em forma. Por isso, combiná-las com elementos de um treinamento funcional transforma essa modalidade em uma excelente alternativa para manter o corpo em boas condições.

 

Da mesma forma que um exercício aeróbico, tanto as artes marciais como a funcional fight conseguem aumentar o ritmo cardíaco e melhorar a capacidade pulmonar ao longo do tempo. Isso também pode reduzir a pressão arterial.

Várias modalidades de luta também são capazes de incrementar a força muscular, a flexibilidade e a velocidade. Além disso, a funcional fight pode ter benefícios adicionais, já que inclui outros exercícios voltados à perda de peso e ao fortalecimento muscular.

De acordo com um artigo publicado no Journal of Exercise Physiology, a prática de artes marciais ainda leva ao aumento da energia e da autoconfiança dos seres humanos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!