Você sabia que existem posições de ioga para fortalecer os músculos? Engana-se quem imagina que, só porque os movimentos são executados de forma lenta, a musculatura não é estimulada. O que ocorre é justamente o contrário.
Ao praticar ioga regularmente, você vai perceber uma melhora no condicionamento e na força dos músculos. Isso ocorre porque muitas das posturas utilizam a suspensão do próprio peso corporal em sua execução. Ao manter as posições pelo tempo estipulado, os resultados aparecem no corpo e também na mente.
Benefícios da ioga para a musculatura
Se você sonha com uma barriga bem definida e músculos torneados, saiba que a ioga pode ser de grande auxílio. Enquanto a musculação representa uma forma de aumentar a massa muscular, a modalidade milenar é ideal para fortalecer a musculatura, mas sem adicionar muito volume.
A diferença essencial é que a ioga treina a musculatura de forma estática e isométrica, o que permite que os músculos trabalhem em conjunto, melhorando o tônus muscular e a resistência. Já a musculação envolve um trabalho dinâmico e isotônico, garantindo mais volume e potência.
Muitas celebridades já apostam na ioga e suas variações para esculpir a silhueta: é o caso da musa fitness Karina Bacchi, da atriz Bárbara Paz e da apresentadora Eliana. Além de tudo, a modalidade atua sobre o estado emocional, pois ajuda a diminuir a ansiedade e a compulsão alimentar, por exemplo.
Sob a perspectiva de trabalhar mente e corpo em conjunto, a ioga pode ser uma ótima aliada da boa forma. Para sustentar todas as posições sugeridas na aula, você também precisa de força nos braços, nas pernas, nas costas e em diversos pontos específicos da musculatura, que podem ser estimulados simultaneamente.
Conforme você avança, o desafio é sustentar as posições por mais tempo. É possível ficar, por exemplo, entre 30 segundos até 10 minutos em uma mesma postura. Assim, a evolução é contínua e ninguém fica na zona de conforto. O resultado é um corpo esculpido com maior flexibilidade.
Veja 3 posições de ioga para fortalecer os músculos
Para quem tem como objetivo utilizar a ioga como forma de meditação e de tonificar o corpo, vale conferir algumas posições de ioga para fortalecer os músculos. Conheça três delas:
Árvore (Vrksasana)
O joelho direito é dobrado e o pé direito colocado na parte interna da coxa esquerda. Ombros e cabeça ficam alinhados verticalmente e as mãos são posicionadas acima da cabeça, apontando diretamente para o céu. Depois, o movimento é repetido com as pernas trocadas.
Vagalume (Tittibhasana)
A pose consiste em apertar as coxas contra os ombros, olhar para a frente e firmar os dedões dos pés no chão. Depois, é necessário levantar os calcanhares do chão, alongando as pernas.
Corvo (Bakasana)
Em todas as variações desta postura, os joelhos repousam sobre o antebraço e as mãos ficam plantadas no chão. É uma execução simples, mas que exige equilíbrio e trabalha a força.
E aí, já testou as posições de ioga para fortalecer a musculatura? Não perca tempo!