Dieta > Exercícios

Veja 8 Dicas para emagrecer rápido depois do parto e e recupere a sua boa forma

Por Redação Doutíssima 28/04/2014

Agora que o seu bebê chegou, você tem um muita coisa na cabeça para pensar e se preocupar: quando é a hora de alimentá-lo, o que fazer se ele chora – e como emagrecer rápido depois do parto.

Se você começou com um peso normal e ganhou os quilos que o seu médico provavelmente recomendou, não levará muito tempo para que você volte ao seu peso pré-gravidez, se você manter uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios.

emagrecer rápido depois do parto

Mas, se por outro lado, você estava acima do peso antes da gravidez ou você ganhou mais peso do que o recomendado, o processo pode levar mais tempo – até um ano – para voltar ao peso ideal.

Com isso em mente, aqui estão algumas dicas para você emagrecer rápido depois do parto e voltar a vestir aquele jeans antigo guardado no armário há 9 meses.

 

8 Dicas para emagrecer rápido depois do parto

 

1. Não entrar em dieta 

Pode soar estranho, mas entrar em uma dieta oficial poderia inviabilizar suas metas para emagrecer rápido depois o parto. Sentir-se privada de seus alimentos favoritos, enquanto você já está estressada com o novo papel de mãe pode realmente causar-lhe ganho de peso.

Segundo a médica Melinda Johnson, “se você voltar a comer saudável e comer de acordo com a sua fome, a maioria das mulheres acham que o peso sai muito naturalmente.”

Em vez de fazer dieta, ela recomenda comer uma variedade equilibrada de alimentos. Mantenha diferentes lanches na casa para não sentir fome e dar energia ao longo do dia. Fatias de maçã, cenoura e  cookies naturais são ótimos para beliscar.

 

2. Estocar os super-alimentos

Quando você é uma nova mãe, seu corpo precisa de máxima nutrição, especialmente se você estiver amamentando. Escolha alimentos que são pesados nos nutrientes que você precisa e leve nas calorias.

O leite e o iogurte são ótimos, porque eles são ricos em cálcio que você precisa para manter seus ossos fortes. E não se esqueça da proteína. Carne magra, frango, feijão que são pobres em gordura e ricos em proteínas e fibras. Eles são bons para você, e eles vão te deixar cheia por mais tempo.

3. Amamentar

Alguns estudos constataram que a amamentação exclusiva pode ajudá-la a emagrecer rápido depois do parto, enquanto alguns estudos constatam nenhuma diferença na perda de peso entre as mulheres que amamentam e as que utilizam mamadeiras.

O que é certo é que o aleitamento materno é bom para o seu bebê, ele aumenta a imunidade e proporciona uma série de outros benefícios de saúde importantes. Amamentar permite que você adicione cerca de 300 calorias extras por dia à sua dieta ( você pode adicionar um pouco mais se você amamenta gêmeos). Só não vale usar como desculpa para comer o que quiser.

 

4. Beber líquidos

Beber bastante água durante o dia impede de ficar desidratado. E também te mantém cheia de modo que você não coma tanto. Algumas pesquisas descobriram que a água pode acelerar os eu metabolismo além de tudo.

A médica Johnson recomenda utilizar a cor da urina e quantas vezes você precisa ir ao banheiro para saber a quantidade necessária de água para você. Se você está bebendo bastante líquidos, a urina deve ser relativamente clara e você deve visitar o banheiro a cada três a quatro horas.

emagrecer rápido depois do parto

5. Mexer-se!

Os alimentos são importantes, mas é apenas uma parte do plano para emagrecer rápido depois do parto. Voce também precisa incorporar exercícios aeróbicos e de força após a gravidez para queimar calorias e manter seus músculos e ossos fortes. “O exercício, além de ajudar a perder peso, proporciona muitos benefícios para uma nova mãe”, diz Johnson. “Ele ajuda com a depressão, ajuda com a questão do sono…e ajudam a aliviar o stress – e ter um novo bebê em casa pode definitivamente ser estressante.”

6. Dormir

Pode soar como uma missão impossível obter um total de oito horas de sono, quando você tem um bebê novo em casa. Mas se privar de dormir, pode tornar mais difícil a missão de emagrecer rápido depois do parto. Em um estudo, as novas mamães que dormiam cinco horas ou menos por noite tinham mais probabilidade de manter o seu peso da gravidez extra do que as mulheres que dormiam sete horas. Quando você está cansada, o seu corpo libera cortisol e outros hormônios do estresse que podem promover ganho de peso. “Além disso, quando você está exausta, você não tem ânimo para cuidar bem de si mesmo”, diz a Dra. Johnson. “Você estará menos propensa a escolher alimentos saudáveis e a optará por escolher algo no drive-thru. Você também estará menos propensa a começar atividades físicas.”

Por isso, durma enquanto o seu bebê dorme, tente tirar o máximo de cochilo que puder durante o dia e ir pata a cama cedo, junto com os horários do seu bebê. Pelo menos até que seu bebê começa a dormir durante a noite.

 

7. Pedir ajudar

Se você está lutando para perder peso, conte com a ajuda do seu médico e um nutricionista. O nutricionista pode ajudar você a criar um plano de alimentação que fará você perder peso com segurança e eficácia, enquanto o médico pode orientá-la quantos quilos você precisa eliminar e quando você pode começar a se exercitar.

 

8. Ser paciente

Embora as mamães novas estejam ansiosas para voltar ao visual antigo, uma das coisas mais importante para se lembrar é ser paciente com você mesmo. Sua celebridade favorita pode ter saído direto da sala de parto para o manequim 34, mas ela não deve ter feito isso de uma forma saudável para o seu corpo.

Mantendo a calma, se alimentando de acordo e realizando os exercícios segundo as suas capacidades você perderá os quilos extras da gravidez antes do que você imagina.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Famosas também sofrem para voltar à forma depois da gravidez

7 Ideias para recuperar a forma após a gravidez

Não invente desculpas! Veja os 10 melhores exercícios para se exercitar durante a gravidez

Enjoando muito durante a gestação? Conheça esses 8 alimentos para evitar enjoo na gravidez

12 Super alimentos para mulheres amamentando

Como se alimentar no período de amamentação

Dicas para dormir melhor durante a gravidez