[the_ad_group id="16403"]
Exercícios

Saiba como praticar e quais os benefícios da acroYoga

Por Redação Doutíssima 22/06/2015

Uma nova forma de yoga que incorpora acrobacia está ganhando popularidade entre as celebridades. A acroYoga, como a modalidade é chamada, parece difícil à primeira vista, mas aqueles que a praticam insistem que, com a técnica correta, qualquer pessoa pode fazê-la. Além disso, ela é capaz de trazer vários benefícios para o corpo e a mente.

 

Existem dois tipos de acroYoga: um que teve origem em Montreal, no Canadá, e inclui a dança, e outro que tem suas raízes na Califórnia, nos Estados Unidos, e incorpora a massagem tailandesa. Essa última é a versão mais famosa.

acroyoga

Tipo de yoga promove o aumento da confiança entre os praticantes da modalidade. Foto: iStock, Getty Images

 

Como funciona a acroYoga?

Nas redes sociais, é bastante comum ver muitos artistas praticando algumas posturas de acroYoga. Entre as entusiastas dessa modalidade, estão Gisele Bündchen, Izabel Goulart, Grazi Massafera e Preta Gil, que frequentemente aparecem suspensas no ar por seus parceiros de treino.

Mas qualquer pessoa pode fazer? Sim, essa prática é para todos, já que a técnica é mais importante do que a força.

 

A acroYoga é essencialmente uma mistura de acrobacia e yoga com outros elementos, como a massagem tailandesa.

É uma prática que envolve duas pessoas: uma que atua como “base”, mantendo-se em contato com o solo para apoiar o “flyer”, que é levantado em várias poses que alongam e fortalecem o corpo inteiro. Normalmente, a “base” encontra-se no chão e usa as suas pernas para apoiar o “flyer”. Posições avançadas podem variar essas disposições.

 

De acordo com o site AcroYoga Montreal, esse estilo começou oficialmente no Canadá, em 1999. Mas os californianos Jenny Sauer-Klein e Jason Nemer começaram seu próprio movimento, incorporando acrobacia, yoga e massagem tailandesa em 2003.

Agora, essa modalidade pode ser praticada em todo o mundo, e é possível encontrar adeptos principalmente em parques e praias.

 

AcroYoga pode fortalecer relações

A prática desse tipo de yoga pode melhorar aspectos mentais, físicos e espirituais, ou seja, a capacidade atlética, disciplina e concentração, bem como a confiança. Ela também ajuda a perder peso, e a massagem tailandesa faz sua pele brilhar.

 

A modalidade ainda é capaz de aumentar a concentração, auxiliando a aliviar a mente das preocupações do dia a dia. Esse estilo diferente de yoga também é projetado para conectar pessoas – especialmente casais –, ajudando a fortalecer a relação.

 

Além de reforçar o contato físico, as conexões emocionais e íntimas, e aumentar a liberação de dopamina para melhorar sensações de prazer, estudos têm mostrado que também reduz o estresse.

Em 2006, James Coan, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, conduziu uma experiência com 16 casais e descobriu que segurar a mão de seu parceiro reduz a ansiedade, diminuindo a resposta ao estresse.

 

Essa combinação resulta em um sistema imunológico mais forte e melhora a qualidade de vida global. Além disso, é possível ter uma melhora em várias condições crônicas de saúde, como a insônia, a ansiedade, a depressão, a dor etc.

É importante, porém, sempre praticar essa modalidade com a ajuda de um profissional treinado. Assim você garante a utilização da técnica correta e evita qualquer tipo de acidente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]