Exercícios > Fitness

Musculação: por que você deveria experimentar

Por Redação Fortíssima 08/07/2016

Atualmente, não faltam opções de modalidades esportivas para quem deseja tonificar o corpo: treino funcional, corrida, pilates, muay thai, crossfit e HIIT são as queridinhas do momento. Mas a boa e velha musculação também não deixa de ser alternativa e oferecer benefícios. Tudo depende das suas metas.

Com foco no aumento de força e massa muscular, a prática ajuda a reduzir fatores de risco para a saúde cardiovascular. A prática enrijece os músculos e aumenta o condicionamento físico, atuando também na prevenção de obesidade, diabetes e hipertensão. Quem explica melhor os benefícios é Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte.

Musculação em favor da saúde

De acordo com o fisiologista, com o passar dos anos, a redução de massa muscular causada pelo envelhecimento e pela falta de atividade física favorece o surgimento de algumas doenças, principalmente cardiovasculares. Como a musculação fortalece o corpo, o coração sofre menos sobrecarga com os esforços do dia a dia.

É por isso que, além de promover o bem-estar, a prática dos exercícios também está relacionada ao fator prevenção. Barros sublinha que mulheres que malham regularmente apresentam menor risco de problemas do coração, independente da idade. Além disso, a modalidade ajuda a diminuir o percentual de gordura do corpo.

O exercício de musculação exibe um efeito benéfico ainda sobre os níveis de colesterol e triglicérides. O especialista enfatiza que a prática regular de séries com peso ajuda a diminuir os níveis de LDL e a elevar o HDL.

Isso ocorre porque, durante o exercício, a circulação sanguínea aumenta e o fluxo de sangue nas veias e artérias é ativado. Assim, é mais fácil evitar que a gordura se instale e acumule nas paredes das artérias. Para quem já é diagnosticado com diabetes ou obesidade, esse é um excelente benefício.

No caso das doenças mencionadas, o acúmulo de gordura e açúcar são utilizados como fonte de energia durante a musculação para manter a massa muscular adquirida. Neste cenário, a prática atua como parte do tratamento.

Musculação

Musculação previne doenças. Foto: iStock, Getty Images

Musculação é aliada na perda de peso

Se você acha que para o emagrecimento é fundamental praticar apenas exercícios aeróbicos, está na hora de rever esse conceito. Natalia Bruzzon, professora de educação física da Smart Fit, explica que a musculação também tem um papel importante no processo.

“Exercícios anaeróbicos aumentam a taxa metabólica basal e, com o gasto calórico diário maior, queimamos mais calorias, diminuindo as reservas de gordura corporal”, explica ela. A especialista conta que o fortalecimento da musculatura ainda ajuda a potencializar a ginástica aeróbica, pois o indivíduo terá mais resistência na corrida ou na pedalada, por exemplo.

Afinal, já que condicionamento físico pressupõe uma musculatura forte, Natalia lembra que a melhor receita para garantir o emagrecimento saudável e duradouro é equilibrar os esforços entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

E você, costuma praticar qual tipo de exercícios? Conte para a gente!