[the_ad_group id="16401"]
Exercícios > Fitness > Slider Home

Saiba a importância da atividade física na qualidade de vida

Por Redação Fortíssima 05/04/2016

A importância da atividade física para a saúde ninguém questiona. Ainda assim, há quem acha que não valem a pena o tempo e esforço gastos. Se o que você está precisando é de um empurrãozinho, vale conferir quais são os principais benefícios que estar em constante movimento pode proporcionar.

importância da atividade física

Antes de começar, não se esqueça do alongamento. Foto: iStock, Getty Images

Qual a importância da atividade física?

Gostaria de se sentir melhor, ter mais energia e talvez até viver mais tempo? Basta se exercitar. Quer dizer, pelo menos esse é um dos fatores que entram na lista. Os benefícios do exercício físico regular são expressivos para serem ignorados e independem de idade, sexo ou capacidade física.

A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental. Manter o corpo em movimento pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo, segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Preventative Medicine.

O estudo indica que o exercício regular é capaz de acrescentar até cinco anos de vida. Ele também mantém você em forma para desfrutar do lazer com segurança. Além disso, o exercício pode ajudar a prevenir o excesso de peso ou a manter a perda dele.

É bastante lógico: quando você se envolve em atividades físicas, queima calorias. Quanto mais intensa ela for, maior será essa queima. Não bastasse isso, exercitar-se ajuda a prevenir ou controlar uma ampla gama de problemas de saúde. É o caso do acidente vascular cerebral, síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

A revista médica The Lancet lançou uma série de estudos que atribuem resultados positivos à atividade física: melhora na qualidade de vida e sono, redução do estresse e maior relacionamento e conexão social. Os estudos alertam ainda que a falta de movimentação está associada ao risco aumentado de ansiedade, estresse e depressão.

Fazem ainda uma afirmação bastante impactante. Eles sugerem que o estilo de vida sedentário, tão comum em nossa cultura, chega a ser mais mortal do que fumar – chamando a atenção ainda para o fato de que 6% a 10% das doenças não transmissíveis do mundo são causadas por inatividade física.

Como se manter ativo

Para quem deseja ser mais ativo e aproveitar a importância da atividade física, basta escolher um estilo que caiba em seu tempo livre e nas suas preferências. Procure algo que você realmente goste de fazer e faça disso um compromisso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável praticar exercícios 150 minutos por semana. Quer uma maneira fácil de saber o quão intenso é o exercício eleito? Verifique se você consegue falar – mas não cantar – enquanto o pratica, então ele será moderado.

E você, valoriza a importância da atividade física? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]