Exercícios > Fitness > Slider Home

Descubra como evitar lesões em treinos de alta intensidade

Por Redação Fortíssima 27/07/2016

É impossível conquistar bons resultados na academia sem dedicação. Mas forçar o corpo além da conta não é o melhor caminho para alcançar seus objetivos. Especialmente nos treinos de alta intensidade, cada vez mais comuns nos centros esportivos, é preciso ter atenção sobre como evitar lesões e preservar o organismo.

A grande vantagem dos treinos de alta intensidade é que eles podem ser feitos em um curto período de tempo e, ainda assim, queimar gordura de forma eficiente. Em outras palavras, além de práticos para quem está na correria, eles aceleram o metabolismo e otimizam a queima calórica.

Como evitar lesões em treinos intensos

Diante das vantagens dos treinos em que a frequência cardíaca fica muito elevada, é fácil se perder e acabar levando o corpo a limites extremos. Para que isso não ocorra, é necessário contar com acompanhamento profissional e evitar excessos. Quem explica melhor é o preparador físico Vinícius Possebon.

“É preciso ter uma interdependência entre volume e intensidade, ou seja, o treino precisa ser longo ou intenso, mas não deve unir estas duas características”, explica. Por isso é tão importante dividir os treinos. Nada de correr cinco quilômetros na esteira e depois fazer uma aula de funcional, por exemplo.

A dica é variar e, quando for apostar na modalidade mais intensa, não praticar a atividade por muito mais que 20 minutos. “Se alguém faz muito mais do que 15 minutos de exercícios com o peso do corpo em alta intensidade, a pessoa aumenta as chances de chegar a uma fadiga corporal”, destaca Possebon.

Ainda segundo o preparador, a melhor alternativa é dar o seu máximo nos treinos dentro do tempo estipulado e respeitando os limites do corpo. Isso porque, quando elaborados por um profissional capacitado, eles garantem bons resultados se executados à risca. Acredite: 20 minutos por dia podem ser suficientes para manter a boa forma.

E como perceber o limite do esforço? De acordo com o preparador físico, o truque é simples. “Cansou demais, basta parar por uns dois minutos e depois voltar. Se o cansaço for muito grande, pare e volte no dia seguinte”, destaca. E vale lembrar que, com o tempo, o condicionamento físico também vai melhorar.

como evitar lesões

HIIT otimiza a queima de gordura, mas deve respeitar seus limites. Foto: iStock, Getty Images

Entenda as vantagens do HIIT

O HIIT – sigla em inglês para Treinamento Intervalado de Alta Intensidade – é uma modalidade relativamente recente, baseada em novos estudos científicos que comprovam seus benefícios.

Uma pesquisa da McMaster University, no Canadá, concluiu que treinos de alta intensidade de dez minutos promovem vantagens cardiorrespiratórias e musculares iguais àquelas dos treinos de intensidade moderada de 50 minutos. Mas como isso é possível? Segundo Possebon, a resposta está no metabolismo.

“Após um treino de alta intensidade que dure de três a 15 minutos, o corpo aciona mecanismos naturais que fazem com que o organismo utilize a gordura acumulada como fonte de energia por até 48 horas depois do treino”, resume. É por isso que segredo para eliminar números na balança é fazer treinos rápidos e intensos.

E aí, o que achou do artigo sobre como evitar lesões? Deixe o seu comentário!