Exercícios

Saiba como manter os aparelhos de pilates higienizados

Por Mayara Pinheiro 04/08/2015

Desenvolvidos para dar suporte à técnica criada pelo alemão Joseph Pilates, os aparelhos de pilates eram muito utilizados por bailarinos, em complemento aos seus treinos. A partir dos anos 1990, os estúdios da prática se popularizaram, principalmente nos Estados Unidos, onde o alemão estabeleceu seu primeiro centro em Nova York.

 

Entre os benefícios dessa atividade, estão a força, flexibilidade e resistência ganhadas pelo corpo. Além disso, os exercícios melhoram a memória, a capacidade de concentração e auxiliam no controle das emoções.

aparelhos de pilates

Aparelhos usados no pilates devem ser higienizados para evitar micro-organismos. Foto: iStock, Getty Images

No entanto, para garantir a segurança e não prejudicar a saúde, é necessário que os aparelhos de pilates estejam sempre bem higienizados. Saiba o que fazer na hora da limpeza.

 

Faça a manutenção dos aparelhos de pilates

Como o estúdio de pilates é um local que visa o bem-estar e a melhora da saúde, o equipamento utilizado nos exercícios deve estar de acordo com a proposta, sempre limpo e organizado. A higienização é feita para remover a sujeira e diminuir o potencial contaminante dos objetos, prevenindo que micro-organismos prejudiquem os praticantes.

 

O primeiro a ser feito na hora da limpeza é ler o manual dos aparelhos e identificar as especificidades no cuidado deles. Nesses guias, é possível verificar que produtos podem ou não ser utilizados e a quantidade ideal para uma limpeza eficiente.

 

Sempre depois que alguém utilizar os aparelhos de pilates, a higienização deve ser feita, assegurando que o próximo aluno possa se exercitar sem correr riscos à saúde. As bolas, colchonetes e estruturas de metal geralmente são limpos com sabão neutro e secados com pano.

 

No piso, o ideal é lavar com água sanitária, eficaz no combate a bactérias. No entanto, cada ambiente deve utilizar produtos de acordo com sua ocupação.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece várias exigências para que os espaços de reabilitação e cuidados com a saúde funcionem. Como os pacientes têm contato direto com os aparelhos de pilates, segurando barras e utilizando os assentos, as secreções de suor podem transmitir bactérias, fungos e vírus, por isso a limpeza precisa ser rigorosa.

 

Aparelhos de pilates fortalecem a musculatura

Os aparelhos de pilates são diversificados e proporcionam trabalhos diferentes na musculatura. Segundo preceitos de Joseph Pilates, o principal objetivo dos exercícios deve ser o fortalecimento dos músculos profundos da pelve. Por isso, as atividades flexoras e extensoras da coluna e do quadril são as mais praticadas, garantindo sustentação ao corpo.

 

De acordo com um estudo do Departamento de Medicina do Esporte e Reabilitação do Instituto Ortopédico Gaetano Pini, na Itália, o pilates pode oferecer ainda mais vantagens que a fisioterapia comum.

 

Na pesquisa, os pacientes investigados passaram por sessões fisioterápicas e de pilates. Os resultados mostraram que aqueles que seguiam as atividades desenvolvidas na segunda proposta se mostram 6,1% mais satisfeitos e felizes.

 

Na Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, cientistas realizaram um estudo para detectar os benefícios do pilates. Para quem deseja emagrecer, essa técnica não contribui de forma significativa.

 

No início, é possível queimar apenas 200 calorias por aula. No entanto, como treino é de força e resistência, a prática garante resultados que já podem ser sentidos no primeiro mês, principalmente em relação à postura, alinhamento da coluna e dores no corpo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!