Esporte

Conheça os benefícios do futebol americano para o corpo

Por Redação Doutíssima 27/03/2015

O futebol ao norte da América é bem diferente do que conhecemos, mas ele começa a se popularizar também por aqui. Há alguns anos, o número de brasileiros que praticam o futebol americano aumentou de forma significativa.

 

De acordo com uma pesquisa publicada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 3,3 milhões de brasileiros são fãs da modalidade esportiva.

 

Para o Ibope, quatro fatores são determinantes para o aumento do interesse na modalidade: as proporções que o Super Bowl (espécie de final do campeonato americano) ganhou nos últimos anos, o crescimento dos assinantes de TV por assinatura no Brasil, a estratégia diferente das partidas e os benefícios que esse esporte traz para o corpo dos atletas.

 

Em 2009, aconteceu o primeiro campeonato brasileiro dessa modalidade de futebol. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol Americano, existem mais de 120 times espalhados pelo país, e as equipes não param de surgir.

futebol-americano

Modalidade de futebol popular entre os americanos pode ajudar a ganhar músculos. Foto: iStock, Getty Images

Futebol americano proporciona força e resistência

A maioria dos atletas brasileiros pratica futebol americano, mas não se dedica com exclusividade ao esporte. Ainda há poucos patrocinadores interessados em divulgar a prática por aqui.

Ainda assim, os atletas nacionais querem chegar ao padrão dos jogadores dos Estados Unidos. Como o esporte exige resistência e força, além da preparação horas antes do jogo, também fazem musculação e outras atividades que garantem músculos mais resistentes.

Como é um esporte que exige bastante do atleta, também influencia na alimentação de quem pratica. Hidratação constante e doses moderadas de proteína, carboidratos complexos e gorduras boas aumentam a resistência de quem pratica a modalidade.

 

Mas fique atento: antes da partida em si, o esporte exige uma preparação intensa. Aquecimento individual, aquecimento coletivo e corrida fazem parte de, pelo menos, duas horas antes do jogo começar.

futebol-americano

Modalidade é a mais popular nos Estados Unidos e ganha fãs em todo o mundo. Foto: iStock, Getty Images

5 benefícios do futebol americano para o corpo

Entre os benefícios que a prática traz, os primeiros visíveis estão nas pernas dos atletas, que ficam mais torneadas. Confira outros:

1. Mais músculos, menos gordura

Como o foco do exercício está na força de cada atleta, o corpo usa a gordura como energia e garante músculos mais resistentes. Essa modalidade é excelente para ganhar massa muscular.

2. Ossos fortes

Quem prática a modalidade percebe o aumento da densidade óssea. Quando os músculos são exercitados, eles puxam os ossos a que estão ligados e promovem a formação do tecido ósseo.

3. Resistência cardiovascular

Quem faz exercícios de alta intensidade tem melhor saúde cardiovascular. Além disso, o futebol americano melhora os níveis de açúcar no sangue e afasta problemas de pressão alta e de má circulação sanguínea.

futebol-americano

Esporte é atividade de grande exigência física e muscular. Foto: iStock, Getty Images

4. Mais inteligentes

Estratégia é tudo nessa modalidade. Qualquer jogada é pensada e trabalhada muito tempo antes. Durante o jogo, os atletas precisam estar atentos a cada movimento dos colegas, criar táticas e improvisar. Portanto, esse tipo de atividade exercita também o cérebro dos atletas.

5. Respiração sadia

Há vários casos de atletas que sofriam de asma e melhoraram a condição do sistema respiratório depois que começaram a praticar futebol americano. O esporte mescla corridas mais rápidas com velocidade mais normal.

 

Isso faz com que o atleta, aos poucos, consiga controlar o movimento de entrada e saída do ar para ganhar melhor condicionamento físico, proporcionando benefícios ao organismo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!