Guia da Corrida

Saiba como fazer parte de um grupo de corrida

Por Redação Doutíssima 20/06/2015

Quando se pensa em atividade física, a corrida é uma das escolhas de muitas pessoas. Os benefícios da prática são inegáveis, mas é possível aumentá-los ao participar de um grupo de corrida. Não é difícil encontrar pessoas para treinar e, além disso, você pode cuidar da sua saúde e fazer novas amizades.

 

Por que entrar em um grupo de corrida?

As pessoas normalmente encaram a corrida como um esporte individual, mas não precisa ser assim. Existem diversos benefícios associados a ter um grupo de corrida. Conheça-os.

grupo de corrida

Correr em grupo pode aumentar a motivação para continuar exercitando o corpo. Foto: iStock, Getty Images

1. Segurança

Esse é um ponto positivo bastante óbvio. É muito mais seguro correr em dupla ou grupo do que individualmente. Isso vale tanto para prevenir ataques de ladrões quanto para garantir que caso ocorra uma lesão, você receba o auxílio adequado.

 

2. Criatividade

A corrida é uma terapia para diversas pessoas, que muitas vezes usam essa atividade para organizar os pensamentos. É verdade que em um grupo isso será bastante difícil, mas em compensação, será possível compartilhar ideias – o que pode estimular a criatividade.

3. Motivação

 

Com um grupo de corrida, você sempre terá alguém para lhe dar aquela palavra de apoio e motivação necessária quando pensa em desistir da atividade.

4. Desempenho

As pessoas são competitivas por natureza, e em um grupo de corrida, ninguém quer ficar para trás. Conforme um estudo publicado em 2013 no periódico National Center for Biotechnology, correr em grupo aumenta o desempenho e o prazer dos envolvidos.

5. Círculo social e profissional

Treinar em grupo é uma excelente oportunidade para fazer novas amizades, e até mesmo para ter aquela conversa com seu chefe ou parceiro de trabalho de forma mais descontraída.

 

Como encontrar um grupo de corrida?

Você pode encontrar um grupo de corrida em quase todas as localidades e em todos os horários – basta procurar na internet. Analise seus compromissos e veja qual o melhor horário para você.

 

Caso não tenha encontrado na internet, vá a uma loja especializada em material esportivo para corrida. Certamente, lá você conseguirá encontrar a informação que tanto procura.

 

Se mesmo seguindo as duas dicas acima você não encontrou um grupo de treinamento, o último recurso é inscrever-se em alguma maratona na sua cidade ou região. Os próprios organizadores da prova, muitas vezes, organizam grupos de treinamento.

Saiba que as maratonas têm crescido cada vez mais pelo Brasil. Conforme dados da Corpore, a prática já assume o segundo lugar dos esportes praticados por aqui. A popularidade se justifica pelos benefícios da corrida e pelo valor social que ela assume – as pessoas se aproximam e criam laços afetivos.

 

Regras para correr em grupo

Existem algumas dicas importantes para quem corre em grupo. Algumas regras de convivência podem ser essenciais para quem não quer praticar a modalidade sozinho.

 

Em terrenos estreitos, por exemplo, corra em uma espécie de fila indiana. Jamais ocupe os dois lados do caminho, impedindo outros de ultrapassarem.  Da mesma forma que no trânsito, o ideal é posicionar-se à direita. A faixa da esquerda é apenas para quem deseja ultrapassar.

 

Além disso, há constante comunicação entre o grupo. Se você é daqueles que gosta de correr com fones de ouvido, coloque-os em um volume baixo de modo que consiga responder às outras pessoas.

Lembre-se ainda que há pessoas correndo atrás de você. Não pare no meio da pista ou do caminho. Se você precisar amarrar os cadarços, por exemplo, saia da trilha para fazê-lo. Vale o mesmo se você quiser descansar por um momento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!