Beleza > Cabelos

Cabelo pixie: especialistas dão 6 dicas para cuidar do curtinho moderno

Por Debora Stevaux 01/02/2019

O ano começou e uma das resoluções de muita gente é repaginar o visual para encarar o novo ciclo que começa. Não à toa, os cabelos curtos estão sempre na lista dos mais requisitados. Afinal, além de modernos, esses cortes são mais práticos e refrescantes para o verão.

Além de moderno e prático, o cabelo pixie também é naturalmente elegante. Conheça os cuidados necessários e saiba como manter o visual sempre bonito! Na foto, a atriz Deborah Secco. (Crédito: Reprodução/Instagram)

Além de moderno e prático, o cabelo pixie também é naturalmente elegante. Conheça os cuidados necessários e saiba como manter o visual sempre bonito! Na foto, a atriz Deborah Secco. (Crédito: Reprodução/Instagram)

Uma das tendências é o cabelo pixie. Naturalmente elegante e versátil, ele fez a cabeça das famosas como Katy Perry, Deborah Secco e Sophie Charlotte. “O cabelo curtinho é ideal para quem quer praticidade no dia a dia, porque, além de ser super moderno, o corte destaca os pontos fortes do rosto e pode ser feito em qualquer tipo de cabelo”, contam os hairdressers do Lefil Beauty, Rafael Canelas e Rita Paixão

Leia mais: Saiba por que alguns tipos de alisante de cabelo foram proibidos pela Anvisa

Mas não se engane: mesmo que curto, os fios precisam de cuidados específicos e frequentes. Os especialistas listaram as dicas abaixo para deixar o seu cabelo ainda mais bonito:

6 dicas para cuidar do pixie hair

  • Hidrate muito bem os fios

“Independentemente do comprimento, a hidratação é fundamental para manter a saúde dos fios. Cabelos mais grossos devem receber o tratamento uma vez por semana e cabelos mais finos devem ser hidratados a cada duas semanas. A máscara de hidratação é capaz de repor os nutrientes necessários ao cabelo de forma mais intensa que o condicionador, dando força, maciez e brilho às mechas. O ideal é alternar entre uma máscara reconstrutora e uma nutritiva. Enquanto a primeira vai ajudar a deixar os fios mais firmes e fortes, a segunda vai tornar os cabelos mais brilhosos e macios.”

  • Corte regularmente o cabelo

“Quando os fios começam a crescer, surgem as pontas duplas e secas. Dessa forma, o corte sofre modificações e pode começar a perder a forma. Por isso, o cabelo pixie precisa ser cortado mais cedo do que aqueles com comprimentos maiores. O ideal para quem opta por usar o cabelo curto é cortar a cada 20 ou 30 dias. Além disso, quem tem os cabelos coloridos deve retocá-los junto com o novo corte para evitar que os fios fiquem desbotados ou com mais de uma cor.”

Veja também: Como maquiar os olhos? 8 dicas das famosas para realçar o olhar

  • Cuidado com o excesso de oleosidade

“A oleosidade é um dos problemas do pixie hair, pois, ao contrário dos cabelos longos, nos cabelos curtos o óleo produzido pelo couro cabelo chega mais rapidamente ao restante dos fios. O ideal é que você invista em produtos específicos para o seu tipo de cabelo e nunca lave com água quente, já que este hábito pode fragilizar os fios. O recomendado é usar água morna e fazer um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio.”

  • Preste atenção na hora de usar o condicionador

“Por ser um corte que favorece a oleosidade, é necessário aplicar uma quantidade menor de condicionador nas madeixas. Além disso, é importante passar o produto apenas no comprimento e nas pontas, pois, como o couro cabelo já é naturalmente oleoso, o uso do produto nesta região pode obstruir a raiz dos fios e causar uma série de danos, como queda e a caspa.”

Leia mais: Dicas de maquiagem: Especialista revela 8 tendências para 2019

  • Aposte no visual bagunçadinho dos fios

“Para conquistar o estilo moderno marcante do pixie hair é necessário dar textura aos cabelos. Então, para deixar o penteado com fios bagunçados de propósito, utilize óleo de argan, uma pomada ou cera para cabelo. Mas tome cuidado com a quantidade, porque esses produtos podem agravar a oleosidade dos fios. Se preferir não arriscar, opte por variações mais leves, como o gel e o leave-in, que dão textura e ainda deixam os cabelos brilhosos.”

  • Fique ligada no formato do rosto para escolher a variação do seu pixie hair

O cabelo pixie é extremamente versátil e tem diversas formas. Por isso, é fundamental que você converse com o seu cabeleireiro para decidir que traços pretende destacar com a ajuda do novo corte. Para quem tem o rosto mais arredondado, por exemplo, o pixie hair pode contar com uma franja alongada para equilibrar o visual. Já quem tem o rosto oval pode optar por um corte mais repicado.”

Veja também: Especialista elenca 10 truques simples para dar volume aos cabelos finos