Cabelos

Beleza dos cabelos: saiba como fazer luzes inversas

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

O cabelo expressa a personalidade das mulheres, vaidosas por natureza. Gostam de cuidar do cabelo, de hidratar, colorir e fazer de tudo um pouco. A técnica das luzes inversas é utilizada para escurecer o cabelo naturalmente. Usa-se um tom mais baixo que as luzes feitas no cabelo para dar suavidade aos fios e destaques às luzes.

luzes inversas

A técnica das mechas invertidas ajuda a destacar a tonalidade dos fios capilares. Foto: iStock, Getty Images

Esse procedimento é indicado para quem faz luzes há muito tempo. Quando se faz luzes ou mechas por um período, o cabelo vai ficando, gradativamente, com uma cor uniforme.

O que são luzes inversas ou mechas invertidas?

 

Mechas invertidas ou luzes inversas são o mesmo procedimento. Quando o profissional faz as mechas invertidas, ele fará alguns fios retornarem à última cor que estava no cabelo. No entanto, isso não quer dizer que voltará à cor natural.

Nem sempre as mechas escurecem fios. Muitas vezes, as luzes inversas são feitas para destacar o tom que já existia, fazendo os tons ficarem harmônicos.

Como são feitas as luzes inversas?

 

Para explicar o processo de inverter as luzes, primeiro é preciso saber o que são luzes. Esta técnica é usada para clarear alguns fios do cabelo, deixando-os iluminados. 50% dos fios são descoloridos nesse processo.

Existem duas técnicas para fazer as luzes inversas: uma delas utiliza o papel alumínio, a outra usa a touca. Os dois processos deixam as mechas finas.

 

Luzes feitas com papel alumínio

 

Para essa técnica capilar, é preciso de papel alumínio cortado em quadrados, pincel e  tinta. Veja como o processo é feito.

1. Preparo

Desembarace o cabelo. É importante lembrar que, neste momento, ele deve estar seco.

2. Divisão

Divida o cabelo em partes. Isso vai facilitar o manuseio para aplicar o produto nos fios.

 

3. Papel laminado

Pegue a primeira mecha de cabelo, coloque o papel laminado atrás, de maneira que o cabelo fique no meio do papel.

4. Aplicação da tinta

Aplique a tinta a partir da raiz até as pontas da mecha. Depois, dobre o papel laminado para que cubra toda a mecha.

 

5. Tempo de espera

 

Deixe o produto agir pelo tempo indicado e lave o cabelo em seguida.

Luzes feitas com touca

 

Para essa técnica, você precisa de uma toca para luzes, pincel, tinta, luvas descartáveis e uma agulha de crochê – para puxar os fios. Veja os passos.

1. Preparação

O cabelo deve estar seco e desembaraçado para as luzes serem feitas.

2. Coloque a touca

Penteie o cabelo para trás, para a touca cobrir o cabelo. Esquente a touca com secador e coloque-a. O processo de esquentar a touca dá maior aderência.

 

3. Use a agulha

 

Puxe com a agulha, em cada buraco da touca, as mechas que deseja tingir. Aplique, com o pincel, a tinta e deixe agir pelo tempo que for recomendado pelo fabricante.

4. Retire o produto

Depois de deixar a tinta agir pelo tempo recomendado, lave o cabelo para retirar o produto.

Cuidados com as luzes invertidas

 

Como as luzes inversas não utilizam a descoloração, não é necessário o mesmo cuidado que as luzes tradicionais. É importante manter o cabelo hidratado para preservar a cor do cabelo e o brilho. Use shampoo, condicionador e máscaras específicas para o seu tipo de cabelo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!