Beleza > Pele

Sheet masks: máscaras para o rosto são a tendência do momento

Por Francine Costanti 13/02/2019

Você já deve ter visto fotos de alguma amiga ou celebridade usando uma máscara facial feita de um material parecido com aqueles lenços umedecidos. As chamadas sheet masks, que deixam de fora só os olhos, o nariz e a boca, estão fazendo a cabeça das mulheres que querem deixar a pele do rosto saudável e bonita.

Elas já são sucesso entre as coreanas – referências em cuidados com a pele – há muito tempo e hoje estão entre os produtos mais usados pelas YouTubers, dominando prateleiras das perfumarias do Brasil.

Descubra 4 benefícios do mel para sua rotina de beleza

“Além de serem fáceis e rápidas de serem aplicadas, as máscaras possuem vantagem sobre os cremes porque contam com fórmulas que possuem uma alta concentração de ativos que agem para deixar sua pele mais jovem, saudável e hidratada. Para se ter uma ideia, enquanto nos cremes a alantoína (um poderoso hidratante e calmante) geralmente está presente na concentração de 0,2%, nas máscaras faciais a concentração desse ativo pode chegar a 1%”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

Sheet masks já são conhecidas das coreanas e hoje são sucesso no Brasil. Foto: iStock

Mas o que são essas tais sheet masks?

Lançadas na Coréia do Sul em 2015, as sheet masks são máscaras usadas no rosto e feitas com material descartável, isto é, são indicadas para usar só uma vez. Geralmente elas vêm embaladas em um envelope bem fininho e cada uma delas tem um princípio ativo, como o ácido hialurônico, chá verde ou vitaminas, que promove resultados diferentes. Há máscaras para acalmar a pele, diminuir os poros, reduzir o inchaço nos olhos, tonificar, hidratar a pele e até reduzir manchas e sinais de cansaço.

Quem pode usar?

As máscaras faciais são produtos cosméticos altamente versáteis e podem ser utilizadas por qualquer pessoa, já que levam em sua formulação os mais diversos ativos para diferentes finalidades. Quem possui a pele seca, por exemplo, pode procurar por produtos que levem em sua composição ativos com alto poder de hidratação, como o ácido hialurônico e o Hyaxel. “Já quem possui a pele oleosa e acneica deve procurar por máscaras com ingredientes que realizem o controle da oleosidade e confiram ação calmante à pele, como aloe vera, argila e ácido salicílico”, destaca a dermatologista.

Como escolher?

Se você já consultou seu dermatologista e sabe qual é seu tipo de pele (seca, oleosa ou mista), é só procurar a máscara facial ideal. Para peles mais secas escolha máscaras que contenham elementos hidratantes e nutritivos, como abacate. Para peles com tendência à oleosidade, o indicado é procurar por máscaras com argila na composição.

Como usar as sheet masks?

Para aplicar, é só tirar da embalagem (ela vem dobradinha) e colocar no rosto, deixar agir por cerca de 20 a 30 minutos e retirar. Depois, massageie o rosto em movimentos circulares com o restante do produto e lave com água em seguida.

“Quanto à periodicidade, o ideal é usar as máscaras a cada 15 dias, mas tudo vai depender da necessidade de sua pele. Pele mais secas, por exemplo, podem utilizar uma máscara hidratante semanalmente. Em caso de dúvida quanto a qual máscara usar ou de quanto em quanto tempo aplicá-la, o mais importante é que você consulte um dermatologista para receber as melhores indicações para o seu tipo de pele”, finaliza a Dra. Valéria Marcondes.

Mas atenção: os rótulos geralmente pedem cautela para o uso em peles com queimaduras, espinhas inflamadas ou que estejam irritadas ou machucadas. Portanto, utilize-as somente quando estiver com a pele saudável.