Bem-Estar > Qualidade de vida

Veja a resposta para 6 perguntas sobre a rinite

Por Francine Costanti 28/06/2019

Quem sofre com rinite sabe como é ter crises frequentes de espirro e precisar assoar o nariz sem parar. A rinite é uma inflamação na mucosa nasal que incomoda muito e pode aparecer quando a pessoa está resfriada. Alguns sintomas são coceira no nariz, coriza, nariz entupido, espirros e olhos inchados. 

Mas o que provoca esse problema? Será que toda rinite é alérgica? Para esclarecer as principais dúvidas, conversamos com o Dr. Fausto Nakandakari, otorrino do Hospital Sírio Libanês.

rinite e sinusite

Rinite é uma condição comum no inverno e atinge a área respiratória. Foto: iStock

Fortíssima: Toda rinite é considerada alérgica?

Dr. Fausto Nakandakari: A rinite é a inflamação da mucosa do nariz e, no caso da rinite alérgica, essa inflamação é causada por alérgenos, substâncias que induzem a reação alérgica – como poeira, poluição, fumaça do cigarro, mofo, pelos de gato ou cachorro e pólen. É por isso que muitas pessoas sofrem com a chegada do nosso inverno, que é mais seco, ou da primavera, quando há o pólen das flores no ar.  

De modo geral, os processos alérgicos liberam células inflamatórias e essa reação pode se manifestar de muitas formas diferentes – a rinite é só uma delas. Da mesma forma, embora a alergia seja a principal causa, nem toda rinite é considerada alérgica. Ela pode ter diversas causas, como medicamentos, gestação, idade e até exercício físico, entre outras.

Como a rinite se manifesta?

Os sintomas podem incluir inchaço no nariz, aumento do muco, espirros, nariz entupido, coriza transparente, congestão nasal, lacrimejamento, dor facial, diminuição do olfato e do paladar, tosse e coceira na garganta, olhos e nariz. 

As mudanças bruscas de temperatura podem causar rinite?

Não. Elas podem causar alterações no ciclo nasal da pessoa e ela pode ter sintomas como nariz escorrendo ou congestão nasal, como na própria rinite, mas isso não necessariamente virá acompanhado de inflamação nasal. Posteriormente, quando o paciente voltar a algum ambiente mais aquecido, o funcionamento do nariz voltará ao normal e os sintomas vão sumir.

Ela pode se manifestar em qualquer idade?

Sim, ela pode se manifestar em qualquer idade, mas o pico de incidência ocorre na infância, adolescência e em adultos jovens, em especial aqueles que têm pais alérgicos.

É possível tratar com antialérgicos em casa ou é preciso consultar um médico?

Sim, é possível tratar com antialérgicos. Além disso, pode ser bastante útil fazer uma boa higiene do ambiente de trabalho e de casa para evitar acúmulo de poeira, mofo e pelos de gato ou cachorro. No entanto, se os sintomas persistirem por mais de uma semana, o ideal será procurar um atendimento médico. 

Vacina contra rinite é saída para melhorar qualidade de vida

Como é feito o tratamento?

O tratamento se inicia afastando o paciente alérgico das substâncias que provocam irritação das mucosas nasais. Isso pode significar evitar carpetes, cortinas, tapetes e bichos de pelúcia; manter o ambiente domiciliar limpo; evitar cachorros e gatos para quem já possui rinite; e avaliar e consertar caso haja alguma infiltração com mofo nas paredes de casa. 

Nas crises é necessário o uso de antialérgicos, corticosteroides nasais e solução fisiológica para limpeza nasal. Quadros graves podem provocar sintomas intensos como obstrução nasal, falta de olfato ou paladar, dores de cabeça, sangramentos nasais e até a evolução para um quadro de sinusite aguda. Por isso é importante procurar um alergista ou otorrinolaringologista para o tratamento mais adequado.