Beleza > Cabelos

Sente dor no couro cabeludo? Saiba como tratar o problema

Por Francine Costanti 21/06/2019

Já ouviu pessoas reclamando de dor nos cabelos? Pode parecer estranho, mas muita gente tem reclamado sobre o incômodo em salões e consultórios. Na verdade, o problema provavelmente é a tricodínia, uma sensação dolorosa não nos cabelos, mas sim no couro cabeludo.

“Existem várias causas possíveis para a dor no couro cabeludo e é sempre importante avaliar a queixa, pois ela pode preceder quadros de queda intensa”, afirma a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ansiedade e distúrbios psiquiátricos podem ser algumas das causas da dor no couro cabeludo. Foto: iStock

Segundo a Dra. Kédima, usar cabelos amarrados em rabos de cavalos, tranças e coques na hora de dormir podem provocar a dor. “Quando usamos penteados que tracionam a raiz dos cabelos o resultado é uma inflamação ao redor dos pelos que, se se tornar crônica, pode resultar em casos de alopecia definitiva. O mesmo ocorre com o uso de apliques muito apertados”, afirma.

Dra. Kédima alerta, no entanto, para outras causas mais sérias do problema. “Alguns pacientes apresentam ansiedade generalizada, distúrbios psiquiátricos e aumento da substância P, que é produzida no sistema nervoso central e tem relação direta com mecanismos de dor. Ainda há casos de psoríase e dermatites que podem colaborar com o problema, bem como de doenças como lúpus. Diante de uma queixa tão complexa, a avaliação com especialista é sempre necessária”, finaliza.

Saiba quais os fatores que mais deixam os cabelos danificados

Como prevenir a dor no couro cabeludo

Para prevenir as dores, a especialista recomenda usar penteados com cabelos soltos e evitar usar apliques e megahair por mais de três meses seguidos. Caso seja necessário fazer o procedimento com apliques, opte por colocar mechas finas e faça manutenção sempre que puder. Estados inflamatórios do couro cabeludo, como a dermatite seborreica, podem agravar ainda mais o problema e o excesso de oleosidade deve ser combatido.

Para evitar o excesso de oleosidade, é importante respeitar a frequência certa para a lavagem. De acordo com a tricologista, tudo depende do seu tipo de cabelo: “De forma geral, pessoas de cabelos oleosos devem lavar os fios todos os dias ou em dias alternados. Já quem tem cabelos secos ou grossos deve realizar a higienização a cada dois ou três dias. No entanto, se o cabelo estiver sujo por suor, no caso dos praticantes de atividade física diária, ele deve ser lavado, ainda que com um xampu suave”, recomenda.

Aprenda como se livrar dos cabelos arrepiados no frio