Cabelos

Cabelo grosso exige mais cuidado com o ressecamento

Por Redação Doutíssima 19/05/2015

Algumas pessoas reclamam por terem cabelo fino, outras se incomodam por possuírem cabelo grosso. Se você faz parte do grupo dos fios mais grossos e não consegue se entender com eles, é importante reconhecer se está cuidando das madeixas da maneira correta, pois cada tipo de fio exige cuidados específicos para manter o brilho e a saúde.

 

O seu código genético, associado a hábitos pessoais, como alimentação e o tempo de exposição ao sol, têm uma influência direta sobre o seu cabelo. Especificamente, a genética é quem determina se ele será um cabelo grosso, fino, claro, escuro, liso, ondulado ou crespo, enfim, define as características básicas da estrutura capilar.

cabelo grosso

Hidratação e pomadas podem deixar fios capilares grossos brilhosos e saudáveis. Foto: iStock, Getty Images

Reclamações de quem tem cabelo grosso

O cabelo grosso pode ser de vários tipos, desde o liso escorrido e pesado, até o crespo ou cacheado. As reclamações também são inúmeras e giram sempre em torno do ressecamento e volume intenso que, em alguns casos, deixa o cabelo “indomável”.

 

No caso dos cabelos crespos, o ressecamento ocorre porque os cachos dificultam o processo dos fios de levar a oleosidade natural do couro cabeludo até a ponta. Isso influencia diretamente no processo de ressecamento do cabelo.

 

Os cabelos mais espessos têm uma camada mais profunda responsável por distribuir minerais e nutrientes até as pontas. Nos casos em que há excesso de química nos cabelos, segundo o portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Mato Grosso (SBD – MT), os fios ficam mais porosos e, consequentemente, sem disciplina.

 

As químicas aplicadas nos cabelos, seja para alisar ou colorir, podem alterar a espessura do cabelo. Esses procedimentos mexem na estrutura capilar e penetram na fibra do cabelo para proporcionar as modificações, e isso faz com que o fio perca nutrientes no processo.

 

Mas esse “afinamento” é um dano no cabelo, que pode e deve ser reparado com hidratações semanais de reposição dos nutrientes, o que vai fazer com que ele volte a ter os fios mais encorpados.

 

Como cuidar de um cabelo grosso

Um dos cuidados mais importantes para ter com os fios grossos é contra o ressecamento. Isso porque a estrutura capilar maior necessita de hidratação mais intensa, caso contrário, terá mais propensão ao ressecamento e ao frizz.

 

A hidratação, aliás, é o grande segredo para manter o cabelo grosso saudável. O ideal é usar produtos que tenham lipídios, protídios e glicídios, além de outros nutrientes para hidratação profunda, em especial os feitos à base de geleia real.

 

Se você quer acabar com o volume e moldar os cabelos, deve usar ceras, pomadas e óleos para dar mais brilho e forma aos cabelos. E atenção na hora de escolher a escova. Quanto mais grosso o fio, o espaço entre as cerdas também deve ser maior. Isso vai evitar as quebras dos fios.

 

Para quem tem cabelo grosso, os cortes mais repicados podem ser ideais. Eles vão dar movimento e tirar o visual pesado do cabelo liso. Mas se o seu cabelo é crespo ou ondulado, evite os cortes curtos. Escolha o comprimento abaixo do queixo e deixe mais longos, se tiverem a tendência de frisar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!