Não existe um número muito grande de pacientes que possuem uma alteração no que diz respeito ao freio lingual. você conhece o freio lingual? A língua tem freio, acelerador e embreagem como um carro? Não meus caros leitores e leitoras, o freio lingual nada mais é do que uma membrana que liga o assoalho da boca com a parte de baixo da língua que quando é muito curta causa a língua presa.
Se esse freio for muito curto, o paciente terá uma série de dificuldades como:
- Dificuldade para falar, daí que vem o nome “língua presa”
- Diminuição da autoestima, devido traumas gerados no relacionamento interpessoal
- Diminuição da eficiência mastigatória e da deglutição
Saiba mais sobre: aparelhos ortodônticos estéticos
O freio lingual curto é um fator congênito e já vem desde bebê. Um grande dilema entre os profissionais responsáveis pelo diagnóstico e tratamento é:
- Em que caso é necessário o tratamento?
- Que tipo de tratamento para cada caso?
- Qual a melhor idade para realizar o tratamento?
Então vamos lá, vamos resolver essas dúvidas:
O único tratamento para esses casos é a cirurgia chamada de frenectomia lingual que consiste em remover todo ou parcialmente o freio lingual a fim de que a língua possa voltar ás suas funções normais ou o mais próximo do que se tem como normal.
Trata-se de uma cirurgia simples, com um pós-operatório rápido, sem grandes dificuldades e extremamente fácil de ser realizada pelo dentista. A frenectomia lingual muda drásticamente a vida dos pacientes. Quanto mais cedo for realizada, menos problemas ela causa na formação da pessoa, podendo ser feita em adultos e crianças.
É importante lembrar que somente a frenectomia lingual pode não resolver definitivamente determinados casos, sendo necessário um complemento de tratamento por um fonoaudiólogo.
Veja também: cirurgia ortognática
Se você possui esse problema ou conhece alguém que possua, não pense muito, procure um bom profissional e melhore sua vida. As cirurgias odontológicas são bem seguras e utilizam apenas anestesia local.