Gravidez, período maravilhoso na vida de uma mulher. E também um excelente período para se cuidar! Por isso, aproveite este período para se exercitar e ficar bonita e saudável. Confira agora 20 cuidados ao praticar atividade física na gravidez!
Leia mais: Sexo durante a gravidez – as principais dúvidas de todo casal
Praticar uma atividade física durante a gravidez faz bem para a mamãe e para o bebê. Mas é importantíssimo que a atividade seja feita sob supervisão médica e que alguns cuidados sejam tomados. Confira 20 cuidados ao praticar atividade física na gravidez!
- É importante se exercitar 3 vezes por semana, pelo menos. Um profissional poderá orientá-la quanto a duração e intensidade.
- Se você mantinha uma rotina de atividades físicas antes de engravidar, seu condicionamento físico estará, provavelmente, bom. Mesmo assim comece devagar e vá avançando aos poucos.
- Atividade física, desde que feita sob supervisão de um profissional, não faz mal ao bebê. Basta apenas respeitar os limites de seu corpo.
- Faça pausas regulares e mantenha-se hidratada. Beba muita água!
- Um clima muito quente ou muito frio pode gerar desconforto e mal estar. Evite se exercitar nessas condições.
- Praticar atividades física com muita intensidade pode ser prejudicial. Cansaço e dificuldades de respirar podem indicar que não há muito oxigênio disponível para você e o bebê.
- Atenção as roupas: elas devem ser leves, confortáveis e não devem apertar a barriga.
- O mesmo cuidado com os calçados: eles devem ser confortáveis e específicos para atividades físicas. Assim, eles diminuem o risco de lesões e de grandes impactos nas articulações.
- A natação e a hidroginástica são atividades muito comuns entre as gestantes. Mas a atenção deve ser dada a temperatura da água: ela deve estar entre 30º C e 32 º C.
- Esportes radicais, terrenos irregulares, muito íngremes e rochosos devem ser evitados para não causar grande impacto nas articulações.
- Exercícios aeróbicos devem ser praticados sob supervisão de um profissional pra que uma determinada frequência cardíaca seja respeitada (geralmente entre 130 e 150 batimentos por minuto).
- Evite atividades onde há uma grande competitividade e contato físico.
- Nunca se esqueça de se alongar antes e após a atividade física.
- A musculação pode ser feita desde que seja acompanhada por um profissional. Ele vai orientar quanto a modalidade e a carga (deve-se cuidar para não sobrecarregar a da região lombar).
- Cada período da gestação demanda atividades físicas diferentes. Converse com um profissional.
- Não descuide da sua alimentação. Tenha um cardápio rico em frutas, verduras e alimentos integrais.
- Durma bem e o suficiente para ter disposição durante o dia.
- Esteja atenta a sua respiração durante a atividade física, não a prenda continuamente.
- Faça uma série de exames para saber quais atividades físicas (mesmo benéficas) você não está apta a praticar.
- Pare imediatamente a atividade física caso sinta qualquer anormalidade como dores e tonturas.
Leia mais: Alimentos importantes para as grávidas
Não deixe de praticar atividades físicas durante a gravidez para ficar bonita e saudável!
Fontes: abc.med, Terra Mais Equilíbrio