Gestante

Gravidez e ronco: leitora pergunta se é normal roncar na gravidez?

Por Redação Doutíssima 22/03/2014

A gravidez é uma fase da vida da mulher onde muitas mudanças acontecem em seu corpo. Uma dessas mudanças é que algumas futuras mamães começam a roncar na gravidez, algo que pode nunca ter ocorrido antes. A surpresa é enorme para essas mulheres e algumas têm medo do que pode significar roncar na gravidez. Desvendamos esse caso para você!

roncar na gravidez

 

 

O que te faz roncar na gravidez?

 

Primeiramente te tranquilizamos: é totalmente normal começar a roncar durante a gravidez! Isso é um fenômeno observado em muitas grávidas (estima-se que 30% das gestantes) e comum à partir do segundo trimestre da gestação, que é também quando a barriga e o bebê começam a crescer, o que pode incomodar para dormir.

Contudo, o que leva a mulher a começar a roncar na gravidez é o estreitamento das vias nasais. O que ocorre de fato é que durante a gestação, a circulação do hormônio progesterona aumenta de volume, causando uma facilidade maior de inchaço dos tecidos moles das vias nasais. Esses inchaços causam alguns bloqueios na passagem de ar e causam os roncos. Quando seu bloqueio nasal é muito grande, você corre o risco de ter apneia do sono. Você pode identificar a apneia pelo ronco muito alto e breves períodos em que você pára de respirar enquanto dorme.

roncar na gravidezHá também uma segunda possibilidade para explicar o fenômeno de roncar na gravidez: acredita-se que as mulheres que tenham suas vias aéreas naturalmente estreitas ou que tenham tecido excedente no fundo da garganta podem começar a roncar na gravidez com maior facilidade. Para essas mulheres, a respiração durante o sono pode ser comprometida por uma simples retenção de líquido ou qualquer inchaço típico da gravidez.

 

Como diminuir o ronco na gravidez?

 

Ok, roncar não é uma coisa agradável para ninguém, principalmente para quem divide a cama com o roncador. Mas seu parceiro vai compreender que é uma fase e pode te cutucar sempre que você estiver dormindo de barriga para cima. Prefira dormir de lado e procura na farmácia protetores ou fitas adesivas especiais para deixar as narinas abertas (elas são comumente usadas por atletas). Uma boa noite de sono também está ligada à sua alimentação. É proibido consumir bebidas alcoólicas, fumar e tomar remédios para dormir, tudo isso aumenta a possibilidade das suas vias aéreas de e congestionarem. A boa notícia é que você não será uma roncadora para sempre! Se você começou a roncar na gravidez e não roncava antes, após o nascimento do bebê tudo voltará ao normal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Sonolenta? Saiba como lidar com as alterações do sono na gravidez

10 Dicas para dormir bem todas as noites

11 Alimentos que estimulam o sono

Quantas horas de sono precisamos por dia?

É sério! Entenda porque a apneia do sono pode trazer problemas à sua saúde

Como dormir mais rápido

Gravidez semana a semana: vigésima sexta semana de gestação