Especialidades

Viagem de carro podem gerar câimbras e dores no corpo. Veja como evitar

Por Redação Doutíssima 25/07/2014

É comum que muitas pessoas utilizem o carro atualmente para se locomover seja a trabalho ou a passeio. No entanto, o período longo na posição sentada em uma viagem de carro equivale-se ao período que os passageiros de aviões ficam sentados e, igualmente, causam menos do que apenas desconforto.

Saúde afetada na viagem de carro

A viagem de carro em um período prolongado pode causar problemas médicos nas pernas devido à posição dobrada. Outro problema possível de ocorrer é o edema, ou seja, o inchaço nos tornozelos e nos pés.

viagem-de-carro

Pequenas ações podem tornar a viagem de carro mais confortável e menos dolorida. Foto: Shutterstock

Este tipo de situação é mais comum de ocorrer quando a viagem de carro ultrapassa as oito horas consecutivas, o que pode fazer com que os membros inferiores atinjam o dobro do tamanho normal – uma situação dolorosa que gera um incômodo que pode perdurar por dias.

Como amenizar os efeitos da viagem de carro

A boa notícia é que pequenas atitudes tomadas podem evitar o inchaço das pernas durante o período em que estamos viajando sentados de carro. Confira 5 dicas:

Cuide da alimentação

Uma opção interessante é evitar alimentos que contenham um nível elevado de sódio nas refeições do dia da sua viagem de carro. O sódio causa retenção de líquidos o que reflete no acúmulo de líquidos na parte inferior das articulações, causando o inchaço e a consequente pele esticada, responsável pelo incomodo que estamos querendo evitar.

Use meias de compressão

Outra boa, simples e eficiente opção é a utilização de meias de compressão. As meias auxiliam no controle da pressão exercida sobre a perna, comprimindo mais o tornozelo. A pressão gradualmente diminui até o topo da meia, isso estimula a circulação e por consequência reduz o inchaço.

Não cruze as pernas

Se você estiver sentado na carona durante a viagem de carro, evite sentar com as pernas cruzadas. O ato de cruzar as pernas enquanto se está sentado, restringe a circulação de sangue nos membros inferiores, possibilitando que não haja o inchaço e formação de edema.

Faça paradas

Sempre que possível, faça pequenas paradas. Elas não precisam ser longas, mas, são muito importantes para que você possa ficar de pé e fazer pequenas caminhadas.

A movimentação é igualmente fundamental para a circulação de sangue pelas pernas, aliviando assim a sensação de desconforto. Alguns metros de caminhada já são o suficiente.

Alongue-se

Além disso, faça mini alongamentos ficando na ponta dos pés, para cima e para baixo, diversas vezes. Outro exercício eficiente consiste em levantar um joelho de cada vez e fazer movimento como se estivesse marchando sem sair do lugar.

Os exercícios de alongamento não precisam ocorrer apenas quando estamos de pé, mas, também, enquanto estamos sentados. Deixe a ponta de um pé no chão e levante os dois calcanhares o mais alto que conseguir. Mantenha a posição por um momento, depois relaxe e repita.

Levante uma perna de cada vez e flexione a parte da frente e depois o calcanhar do pé várias vezes; em seguida, repita com o outro pé. Levante um joelho de cada vez e movimente seus tornozelos em círculos, no sentido horário e depois no sentido anti-horário.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!