Especialidades

Sofrendo com inchaço nas pernas? Veja o que esse sintoma pode significar

Por Redação Doutíssima 01/05/2014

O inchaço nas pernas ou membros, conhecido na área médica como edema, é sinônimo de retenção de líquidos. Trata-se do deslocamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e segue para o tecido subcutâneo, devido a um desarranjo no sistema de equilíbrio de líquidos do corpo humano.

Os desequilíbrios dos líquidos corporais que provocam o inchaço nas pernas podem decorrer de variações regionais de pressão, quantidade de sais e proteínas no sangue e sedentarismo.

Desequilíbrios dos líquidos corporais provocam o inchaço nas pernas. Foto: Shutterstock

Desequilíbrios dos líquidos corporais provocam o inchaço nas pernas. Foto: Shutterstock

Embora o inchaço nas pernas ao fim do dia seja relativamente normal para algumas pessoas, o edema não deve ser ignorado, pois pode ser causado por uma série de doenças ou condições. Entre os possíveis problemas, estão doenças da tireoide, complicações cardíacas, renais e hepáticas, reações a remédios anti-hipertensivos e reações inflamatórias.

Se o edema for recorrente, consultar um médico é a solução indicada. O especialista vai avaliar o quadro clínico do indivíduo e pode solicitar alguns exames, dependendo do caso. Os exames podem incluir avaliações sanguíneas, cardíacas, hepáticas, renais, imunológicas e tireoidianas.

Há três tipos de edema, que se caracterizam a partir da substância que se aloja no espaço intersticial. O edema comum decorre do acúmulo de água e sal. Já o acúmulo de linfa causa o linfedema, e as proteínas provocam o mixedema. Na determinação da causa e do tratamento, são importantes fatores a sensibilidade da pele, a consistência, a elasticidade e a temperatura.

Algumas das causas do inchaço nas pernas

É importante lembrar que até o clima quente e a falta de movimento podem provocar o inchaço nas pernas – tudo auxiliado pela força da gravidade, que acaba facilitando o acúmulo do sangue nos membros inferiores. Então não precisa se desesperar caso note o mínimo sinal de edema. Veja algumas das possíveis causas:

– Letargia: quem realiza viagens longas ou permanece muito tempo parado, sentado ou deitado pode notar inchaço nas pernas. Isso ocorre porque a musculatura da panturrilha, sem movimento, acaba não promovendo a ação das veias para a circulação do sangue.

– Trombose: um coágulo decorrente de trombose pode provocar dor intensa no local e apresentar inchaço nas pernas. Nesse caso, é importante ir ao médico o mais rápido possível, para determinar a causa, o diagnóstico correto e o possível tratamento. Até porque os trombos podem provocar complicações como a embolia.

– Varizes: uma possível causa para o inchaço nas pernas são as varizes, que incapacitam a veia de propiciar o retorno adequado do sangue dos membros inferiores.

– Doenças cardíacas: quando o coração não está promovendo o bombeamento adequado, a distribuição do sangue acaba afetada. Com a força da gravidade, essa disfunção leva o sangue a se acumular nos membros inferiores, provocando inchaço nas pernas.

– Problemas na tireoide: deficiências na glândula tireoide podem provocar inchaço no corpo todo, inclusive nas pernas. Trata-se, porém, de um edema diferente, que não decorre do extravasamento de líquidos, e sim acúmulo de proteína na região subcutânea.

– Reações a anticoncepcionais: medicamentos anticoncepcionais com base no estrógeno podem promover algum inchaço, embora em intensidade menor, normalmente perceptível apenas nas pernas.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?