Com a chegada da idade, é comum que as pessoas passem a se preocupar com a perda de memória de fatos que antes eram básicos e corriqueiros. O bom é que essa situação tem solução: existem alguns exercícios para estimular a memória que são altamente eficazes em prevenir o efeito do tempo.
Se você teme perder a lembrança de fatos recentes e começar a confundir passado com presente, siga nossas dicas e mantenha a memória afiada e em dia.
Exercícios para estimular a memória dos idosos
1. Jogo das diferenças
Também conhecido como jogo dos sete erros, o jogo das diferenças um dos exercícios para estimular a memória dos idosos mais eficiente. Isso pois, embora fácil, força a pessoa a aguçar sua percepção e análise ao procurar diferenças em duas imagens aparentemente iguais.
2. Sudoku, caça-palavras, dominó ou palavras cruzadas
Esses são considerados os exercícios para estimular a memória mais eficientes. Todos seguem uma lógica parecida. No sudoku, é preciso exercitar a lógica, além de ter uma memória boa para cálculos simples, enquanto no caça-palavras a memória visual é altamente estimulada por meio da procura.
O dominó proporciona o desenvolvimento de uma estratégia de jogo, e as palavras cruzadas puxam pela lembrança vocabulários e conhecimentos. Assim, com esse grupo de jogos de lógica encontrados facilmente nas bancas é possível formar um poderoso kit que exercícios para estimular a memória.
3. Quebra-cabeças
O quebra-cabeças é uma atividade recomendada em qualquer idade. Em termos de exercícios para estimular a memória dos idosos, ela se faz recomendável de forma progressiva. Comece com um número menor de peças e vá aumentando. Assim você exercita o seu cérebro como quem faz ginástica para os músculos.
4. Ler um livro ou assistir um filme e contar para alguém
Quando se lê ou se assiste a algo, é comum que depositemos atenção especial àquele momento. Por isso, um dos exercícios para estimular a memória é, após a leitura do livro ou ao filme assistido, a pessoa conte a história para alguém, o que a faz treinar a capacidade de armazenamento das informações.
5. Fazer lista de compras e não utilizá-la
Muitas pessoas – e não apenas os idosos – se valem da lista de compras na hora de ir ao mercado. Mas você já tentou memorizá-la? Uma boa forma de fazer isso é deixar a lista guardada na hora das compras e tentar ao máximo puxar por sua memória para percorrer o supermercado. Antes de passar no caixa, você confere o seu desempenho.
6. Tomar banho de olhos fechados
Essa é uma forma de estimular a memória visual. Ao fechar os olhos você recompõe o ambiente de forma mental, o que ajuda a exercitar o cérebro. Tente tomar o banho inteiro assim, procurando os produtos sem o auxílio da visão.
7. Fazer atividades estimulantes, como teatro ou dança
Guardar passos, falas ou instruções é uma ótima forma de exercitar a memória.
8. Fazer um curso numa área de interesse
É cientificamente comprovado que a forma mais eficaz de melhorar a capacidade de memória e cognição é aprendendo algo novo. Escolha algo de sua preferência e comece hoje mesmo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!