O contato com ácaros é capaz de provocar incômodos imensos em sua vida, principalmente se você sofre com algum tipo de crise alérgica. Isto porque o ácaro é o principal agente causador das alergias respiratórias. Só que isso não é uma tarefa fácil: ele pode estar em quase todos os locais da casa.
Característicos das estações mais frias do ano, que é quando geralmente a casa fica mais fechada e úmida, os ácaros se alimentam de matéria orgânica, como fungos e células mortas que perdemos ao longo do dia e se proliferam na poeira doméstica, especialmente nos lençóis e travesseiros, tapetes, carpetes, cortinas, colchões, bichos de pelúcia e animais de estimação.
Por isto, o ambiente onde a pessoa alérgica vive deve ser bem-ventilado, ensolarado e cuidadosamente limpo.
Ácaros: visitantes indesejados
Visíveis apenas por microscópios, os ácaros se instalam em nosso lar sem que a gente perceba. Para evitar, ou minimizar o problema, o mais indicado é tentar eliminar todos os possíveis focos de ataque – ou seja, reduzir o alimento disponível para eles se proliferarem.
Um exemplo desta medida é optar pelo piso frio ao invés do carpete. Outra solução é trocar o estofamento do sofá por couro. No entanto, uma das medidas mais eficazes para combater e reduzir a quantidade deste inimigo invisível é a limpeza.
Procure retirar a poeira de colchões, carpetes, sofás, almofadas e cortinas com frequência, pois os ácaros adoram pó. Atualmente, alguns modelos já vêm com proteção antiácaros. Mas quem não quiser mudar o colchão, por exemplo, pode revesti-lo com capas protetoras que possuem tratamento antimicrobiano.
Higienização contra ácaros
Independente disto, faça uma higienização periódica em colchões, sofás, tapetes e carpetes, pois em apenas um ano de uso eles chegam a armazenar quase 5 milhões de ácaros. Se estiverem tratados com algum produto antiácaro, não molhe ou use produtos químicos neles. Neste caso apenas passe o aspirador de pó de uma a duas vezes por semana.
No caso dos travesseiros, por exemplo, em apenas dois anos de uso, um terço do seu peso é de ácaros acumulados nele. Só que a limpeza deste item não deve ser feita de qualquer forma.
O indicado é que seja feita uma lavagem a seco, pois durante a secagem da água em uma lavagem normal o travesseiro esquenta e se torna um ambiente propício para a reprodução dos ácaros. No entanto, o recomendado é realizar a troca do travesseiro a cada dois anos e usar uma capa, que pode ser lavada com maior frequência.
Colchas e cobertores, que ficam sobre a cama durante o dia, devem ser trocados na hora de dormir, pois esta medida evita que partículas que se acumularam fiquem em contato com a pele. Procure trocar a roupa de cama uma vez por semana.
Em dias mais quentes e no verão, faça a troca duas vezes por semana. Nestas ocasiões, aproveite para virar o colchão de lado. Trocar os filtros do ar-condicionado quando estiverem sujos é outra ação que pode ser feita para ajudar a acabar com os ácaros em casa.
Manter portas e janelas abertas para arejar os ambientes e colocar os objetos ao sol também são medidas eficazes nos combate aos ácaros.