Especialidades

Produtos para higiene íntima? Ginecologista fala os prós e contras do uso desses produtos

Por Redação Doutíssima 20/05/2014

Muitas vezes, ao limpar em demasia as partes íntimas femininas ou utilizar produtos para higiene íntima tidos como inadequados, podemos estar interferindo na natureza de forma nada saudável. Portanto, como em tudo na vida, deve-se ter cuidado com os excessos e muita atenção no trato com os órgãos genitais.

Todo cuidado é pouco na hora de usar produtos para higiene íntima. Conforme especialistas, sabonetes utilizados para a higienização dos órgãos genitais podem suprimir o crescimento dos Bacilos de Döderlein, responsáveis pelo PH ácido, que é saudável à vagina.

Higiene íntima protege órgão genial contra micro-organismos que causam doenças. Foto: Shutterstock

Higiene íntima protege órgão genial contra micro-organismos que causam doenças. Foto: Shutterstock

Esta é uma das formas de proteção do órgão genial, sobretudo, contra micro-organismos causadores de doenças. Há alteração do PH inclusive quando a limpeza é feita por duchas.

Entre os produtos para higiene íntima, recomenda-se que a mulher dê preferência para sabonetes íntimos, de preferência na forma líquida, que tenham ácido lático em sua composição. Isto irá contribuir de forma positiva para diminuir a suscetibilidade da região da vagina a possíveis infecções. Também é sugerida a ingestão de probióticos com lactobacilos.

Naturalmente, são inúmeros os fatores que tornam a região da vagina propensa a contrair infecções e também alergias. Trata-se de uma área que apresenta secreção, é abafada, localizada perto do canal anal e da uretra e é composta por uma pele sensível, suscetível a uma série de fatores internos e externos. Razões não faltam, portanto, para prestar mais atenção aos produtos para higiene íntima.

Análise dos produtos para higiene íntima

Quanto aos produtos para higiene íntima, é fundamental que a mulher adote alguns cuidados, além de buscar informações sobre os itens disponíveis no mercado. Nada melhor para tanto que buscar o auxílio especializado. Conheça oito respostas de ginecologistas quanto a mitos e verdades envolvendo os produtos para higiene íntima:

1. Produtos para o banho: Saboneteíntimo são importantes, desde que hipoalergênicos. Já buchas e cotonetes devem ser evitados, assim como qualquer outro tipo de material que pode machucar a pele da região vaginal;

2. Papel higiênico: deve ser usado no sentido da vagina em direção ao ânus. Isso evitará a contaminação com as bactérias provenientes do intestino;

3. Absorventes: absorventes internos ou externos devem ser trocados de acordo com o fluxo menstrual. No entanto, o intervalo não deve exceder quatro horas durante o dia.

4. Lenços umedecidos: não é aconselhável o seu uso contínuo, pois isto pode provocar irritações ou reações de hipersensibilidade;

5. Protetores diários: eles deixam a região mais abafada e o perfume pode causar irritações ou alergias. Evite-os;

6. Perfumes: devem ser evitados, tanto os íntimos, como o papel higiênico ou o absorvente perfumado. Dispensa-se também o talco, o qual, além de poder causar irritação, secura e ardência, pode contribuir para o desenvolvimento de tumores malignos de ovários e tubas uterinas;

7. Calcinha: indicam-se asde algodão, a fim de facilitar a transpiração. Dormir sem calcinha é recomendado para deixar a vagina “respirar”;

8. Hidratante: é um dos produtos para higiene íntima na lista dos desnecessários. Caso a paciente não esteja com boa lubrificação, poderá utilizar lubrificantes à base de água durante a relação sexual.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?

Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar

Guia do corrimento vaginal. Tudo o que você precisa saber sobre corrimento: quais tipos, cores, cheiro, como diagnosticar e tratar

Futuras mamães: fiquem de olho no corrimento amarronzado na gravidez

Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?

Corrimento com mau cheiro: como tratar

Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde

Camisinha que vibra – conheça a novidade que vai balançar o seu relacionamento

Camisinhas diferentes podem ser uma boa opção para sair da rotina com o seu parceiro. 

Bill gates investe na camisinha do futuro

Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?

Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer

Etiqueta do sexo: como fazer sexo oral sem tabu

Saiba tudo sobre a AIDS: causas, sintomas e tratamento