Especialidades

Como contar para o seu parceiro que você tem AIDS

Por Redação Doutíssima 02/12/2014

Anunciar um diagnóstico de uma doença sexualmente transmissível não é nada fácil. No caso da AIDS, isso é ainda mais complicado, já que esta é uma doença que não tem cura. Em alguns casos, o receio de ser abandonado faz com que o soropositivo prefira ficar em silêncio, mesmo sabendo que esta não é a melhor coisa a ser feita. 

aids

Segurança e confiança são armas para dizer a verdade. Foto:iStock, Getty Images

 

 Esconder a situação de saúde do companheiro pode comprometer a relação de uma forma definitiva.Por isso, é sempre mais importante esclarecer tudo ao invés de manter o segredo. Confie no seu amor e seja claro com ele.

 Como conversar sobre ter AIDS

1. Preparação é fundamental

 

Esteja bastante seguro na hora de contar que você tem AIDS. Levante todas as informações possíveis sobre a doença, suas formas de contágio e como é o tratamento. Além disso, prepare o terreno.

 

Observe como seu parceiro reage à determinados dados, veja como ele se comporta diante do assunto. As vezes, em um desses momentos, surgir a boa oportunidade para contar.

 

Você econtra mais informações sobre  AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis no Fórum Doutíssima

 

 

2. Confiança é a base para contar que você tem AIDS

 

Dentro do relacionamento, confiar no parceiro é fundamental. Prepare-se para qualquer reação possível, das mais tranquilas às mais complicadas. Porém, estar em um relacionamento estável, em que se conheça o companheiro e possa antever algumas de suas reações pode ajudar na hora de  contar.

 

Diga pra ele o quanto você confia nele e como pretende seguir a vida ao seu lado. Mas mantenha a calma, nem todo mundo reage bem quando uma notícia causa muito impacto.

 

3. Saiba é que possível conviver com a doença

 

São inúmeros os medicamentos para controlar a AIDS. Os antirretrovirais são os mais utilizados, na forma de coquetéis que objetivam aumentar a estimativa de vida dos soropositivos.

 

Seguir as recomendações médicas, pedir auxílio a ele e entender todo o processo de tratamento da doença pode ajudar a se preparar para o momento de contar ao parceiro. Além disso, manter o equilíbrio, se exercitando, mantendo uma boa e adequada dieta ajuda na disposição e a compreensão de que é possível viver com o HIV.

 

4. Sexo também faz parte da vida dos soropositivos

 

Pessoas com AIDS também são livres para namorar, beijar e transar. O uso da camisinha e cuidados específicos na hora do sexo são os únicos pré-requisitos para manter a normalidade da vida com o parceiro.

 

Mostre a ele que tudo pode permanecer como antes, mas com algumas novas alterações na rotina. Cada vez mais, os profissionais de saúde avançam nas descobertas para tratamentos do HIV.

 

5. Auxílio psicológico pode ajudar na hora de contar que tem AIDS

 

Um profissional da psicologia pode ser muito importante para auxiliar no momento de compartilhar as informações da doença com o parceiro. Procure um médico que tenha especialidade no assunto e conte os aspectos que lhe preocupam. Juntos, vocês podem encontrar uma forma tranquila e segura de informar seu companheiro sobre a doença.

 

Grupos de apoio, além da troca de experiências, também podem ajudar de acordo com suas vivências, já que muitos também passaram por essa situação. Lembre-se que existem serviços de atenção aos portadores da AIDS em diversas cidades do país e que lá você pode obter orientações sobre a doença e auxílio psicológico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!