Especialidades

Esôfago de Barrett: doença pode causar câncer de esôfago

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

Uma das doenças que podem causar o câncer de esôfago é a chamada Esôfago de Barret. Entenda como ela acontece: ao nos alimentarmos, a comida é levada da garganta para o estômago através do esôfago, que também é conhecido como tubo de alimentação ou canal de deglutição.

 

Quando chega ao estômago, vários músculos em formato de anel impossibilitam o vazamento do alimento de volta ao esôfago. Se os músculos desse anel não são bem fechados, o ácido que está localizado no estômago pode vazar novamente para o esôfago, causando o chamado refluxo gastroesofágico.

 

Esse refluxo provoca azia, mas também danifica o revestimento do esôfago, mudando a aparência do órgão que passa a ficar semelhante ao estômago. É assim que se forma o Esôfago de Barret.

esôfago de barret

Parar de fumar e de beber em excesso são algumas medidas preventivas. Foto: iStock, Getty Images

 

Esôfago de Barrett depende de outras doenças

 

Mais comum entre os homens do que nas mulheres, o esôfago de Barrett costuma aparecer em pessoas que já apresentaram a chamada doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

 

Essa enfermidade se caracteriza como um problema digestivo, que acontece quando os ácidos localizados no interior do estômago retornam pelo esôfago, não seguindo o fluxo natural do processo digestivo.

 

Dessa forma, acontece o refluxo que provoca irritação nos tecidos que protegem o esôfago. A mais grave das doenças causadoras do esôfago de Barrett, que pode provocar o câncer no esôfago, é a displasia.

 

Ela acontece quando anomalias surgem no desenvolvimento de algum órgão ou tecido, e está ligada à leitura do código genético da pessoa. O câncer de esôfago acontece então porque a pessoa com displasia pode gerar um tumor maligno.

 

Câncer no esôfago é um dos mais comuns no Brasil

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de esôfago é o 6º mais recorrente em homens no Brasil. Apenas nesse ano, a expectativa é de que sejam diagnosticados mais de 10 mil e quinhentos casos novos.

 

Em 2011, de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade, o país registrou 7636 mortes em decorrência do câncer esofágico.

 

Prevenção do esôfago de Barrett

 

Não há uma maneira eficaz de prevenir o esôfago de Barrett. Como a doença decorre principalmente do refluxo gastroesofágico, é necessário diagnosticar e tratar essa doença.

 

É possível tomar medidas para evitar a incidência de câncer de esôfago parando de fumar, não ingerindo bebidas alcoólicas em excesso, mantendo uma dieta rica em frutas e legumes e mantendo um peso saudável, acompanhado da prática de exercícios físicos.

 

A consulta com o médico é fundamental caso haja persistência de azia por muitos dias. Além disso, dor ou dificuldade para engolir podem ser sinais do aparecimento da doença.

 

Pessoas que apresentaram a esse tipo de problema esofágico, foram diagnosticadas após problemas com perda de peso, dificuldade de deglutição e dores no momento de ingerir o alimento. Fique atento a esses sintomas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!