Especialidades

Quer acabar com o estômago pesado? Saiba como evitar o mal-estar após as refeições

Por Redação Doutíssima 07/05/2014

Você costuma ficar com estômago pesado após as refeições? Pois saiba que a má digestão pode ser evitada incorporando alguns hábitos simples à sua rotina. Com isso, você irá facilitar a absorção dos nutrientes dos alimentos pelo organismo e prevenir incômodos, mal-estar e aquela sensação incômoda de estômago pesado.

Em um estômago saudável, existe equilíbrio entre os sucos gástricos e o muco gástrico. Os ácidos gástricos dão início ao processo digestivo, eliminando os micróbios ingeridos com os alimentos e, em simultâneo, o muco gástrico protege as paredes do estômago da ação dos ácidos gástricos.

Para evitar o estômago pesado é preciso comer devagar e mastigar bem a comida. Foto: Shutterstock

Para evitar o estômago pesado é preciso comer devagar e mastigar bem a comida. Foto: Shutterstock

Se houver uma produção excessiva de ácido gástrico, o equilíbrio natural do estômago é afetado, resultando na acumulação de ácido ou gases, o que pode provocar desconforto após a refeição.

Dicas contra o estômago pesado

A primeira dica para evitar o estômago pesado é comer devagar e mastigar bem os alimentos. Com a falta de tempo e o acúmulo de compromissos, principalmente durante a semana, muitas pessoas acabam por fazer refeições rápidas e pouco prazerosas.

Ao engolir a comida quase sem mastigar, o que dificulta muito a digestão e a absorção dos nutrientes. Toda essa agitação acaba resultando em gases, abdômen inchado e sonolência após as refeições, já que o corpo passa a gastar mais energia para fazer a digestão.

Para evitar a sensação de estômago pesado é preciso comer corretamente, na quantidade que satisfaça você, sem exageros. É importante comer de três em três horas, optando por refeições mais leves à noite, quando o metabolismo está geralmente “desacelerando” e a digestão passa a ser mais lenta.

O momento da refeição deve ser o mais tranquilo possível. Deve-se evitar discussões, brigas ou mesmo levar assuntos de trabalho para a mesa. Isso por que o estado emocional afeta diretamente as secreções gástricas, que são indispensáveis para uma boa digestão.

É importante lembrar ainda que cada pessoa apresenta algum grau de intolerância a um ou mais alimentos, o que pode dificultar a digestão destes. Por esse motivo, é preciso evitar alimentos que você já sabe que não lhe “caem bem”.

Atenção aos líquidos

Outra dica essencial é não beber durante as refeições. Os líquidos deixam o estômago em dez minutos, levando consigo os sucos digestivos. Os líquidos diminuem a ação das enzimas da saliva, que atuam na quebra molecular dos alimentos. Dessa maneira, o estômago tem mais trabalho, o organismo gasta mais energia para digerir os alimentos e o estômago fica pesado. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois elas causam a inflamação da parede gástrica.

Após as refeições, é preferível beber um chá natural do que um café. Diferente do que muitas pessoas pensam, o café prejudica a digestão. Já o chá quente ajuda a diminuir a sensação de estômago pesado, a dissolver as gorduras e diminuir a formação de gases intestinais.

Quando sair da mesa, descanse um pouco, mas evite dormir, pois isso fará com que seu metabolismo diminua e a digestão fique comprometida. As atividades físicas intensas também não são recomendadas, porque reduzem a quantidade de sangue no corpo disponível para digerir os alimentos. Das duas formas, a comida fica mais tempo retida no organismo, o que produz toxinas geradoras da sensação de estômago pesado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Chega de sofrer! Conheça os melhores tratamentos para combater a azia e livre-se desse problema agora mesmo

Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia

5 Remédios para azia que realmente funcionam

Azia na gravidez? Saiba como aliviar os sintomas

Dez alimentos que ajudam na digestão

6 Verdades e mentiras sobre o leite

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral

Gastroenterite: aprenda 7 dicas para evitar a gastroenterite e parar de sofrer

Aprenda a identificar os sintomas da apendicite e evite que o problema se agrave ainda mais

Entenda a salmonela (diarreia intensa)

7 Dicas para consumir mais fibras

Diarreia: sintomas, tratamento, como evitar

Apendicite! Todos podemos ter?