A stévia é uma planta bastante conhecida como adoçante natural. Suas folhas, 30 vezes mais doces que o açúcar, são amplamente usadas no Brasil e no Japão. Seu glicosídeo do esteviol, além de ser totalmente natural e não possuir toxicidade, é considerado um adoçante não-calórico. Além disso, o uso contínuo dessa erva no lugar do açúcar alivia a fadiga física e mental e inibe a perda de dentes.
Saiba mais sobre a stévia
Consumir essa planta é uma excelente alternativa a ser utilizada por pacientes com hipertensão. Suas propriedades também possuem a capacidade de estimular a secreção de insulina, através de uma ação direta sobre as células, indicando que os compostos podem ter um papel potencial como agentes anti-hiperglicêmicos no tratamento do diabetes mellitus tipo 2.
A stévia é usada para adoçar qualquer tipo de alimento e auxiliar na redução de peso e no equilíbrio dos níveis de ácido úrico. Além dessas propriedades adoçantes, ela pode ser usos terapêuticos, pelo seu efeito hipoglicemiante, regulando e reduzindo a concentração de glicose no sangue.
Ela também auxilia também na redução da ansiedade pelo consumo de alimentos doces, já que mantém constante a concentração de glicose plasmática. Ainda reduz a tensão arterial, atua como diurético, aumentando a diurese, melhora o metabolismo digestivo e o sistema imunológico.
Para fazer a substituição do açúcar comum pelo açúcar da stévia, você pode adquiri-lo já pronto em uma loja de produtos naturais ou casas especializadas. Para fazer este processo em casa, você pode extrair das folhas um suco.
Este adoçante natural líquido é muito forte e uma pequena quantidade basta para conseguir o sabor desejado. Ao exceder-se na dose, você corre o risco de que os alimentos fiquem muito doces e com um toque amargo – problema semelhante aos adoçantes artificiais encontrados no mercado.
Benefícios dessa planta medicinal
– Controla a pressão arterial
– Combate indigestão
– Eficaz na redução de açúcar no tratamento de candidíase
– Acelera a cicatrização de herpes labiais
– Ajuda a manter a higiene bucal e estanca sangramentos na gengiva
– Fortalece imunidade
– Tem ação antibactericida no tratamento dos sintomas de gripes e resfriados
– Cura fadigas e mal estar em geral
– É cicatrizante quando aplicada em compressas diretamente em feridas
– Auxilia no combate à acne
– Combate a obesidade, diminuindo a vontade de comer carboidratos
– Previne e ajuda a controlar a diabetes
– Ajuda no equilíbrio da energia mental e física
Chá de stévia
Adicione duas colheres de sopa de folhas de stévia picadas, frescas ou secas, a um litro de água fervente em uma panela ou chaleira. Deixe ferver por mais dois minutos, até que o aroma se solte, junto com os princípios ativos da planta. Desligue o fogo e tampe, deixando a infusão abafada por mais ou menos 10 minutos.
Quando amornar, coe e beba. O sabor deste chá é delicioso. O ideal é consumir entre duas e três xícaras do chá por dia, após as principais refeições, diminuindo a ansiedade por alimentos ou bebidas adoçadas com açúcar branco ou artificial.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!