Medicina Alternativa

Confira 4 óleos essenciais e seus benefícios medicinais

Por Redação Doutíssima 05/11/2014

Extraídos de várias partes das plantas, como as flores e os frutos, os óleos essenciais carregam consigo a “alma”, ou como o próprio nome diz, a essência de onde foram extraídos. Sendo assim, concentram em muitas vezes os benefícios terapêuticos da sua matéria-prima.

Diferentes técnicas são utilizadas para sua extração, como destilação ou prensagem a frio, que garantem a preservação de suas propriedades.

óleos-essenciais

Uso de óleos em massagens e aromatizadores ajuda a manter a saúde em dia. Foto: iStock, Getty Images

Óleos essenciais têm diversos componentes químicos

A composição destes óleos é bem complexa, podendo conter mais de 100 compostos químicos, com propriedades terapêuticas específicas, o que torna os óleos essenciais excelentes agentes de cura. Confira diferentes óleos e como utilizá-los.

Os óleos essenciais podem ser utilizados de diversas formas, inclusive misturando até três óleos que se combinem, potencializando os efeitos medicinais e aromáticos. Para massagear a área afetada, misture 60 gotas do óleo para cada 120 ml de óleo ou loção corporal.

No banho de imersão, misture os óleos essenciais a óleos vegetais (como de amêndoas) em um recipiente. Para cada colher de óleo vegetal, use de 5 a 10 gotas do essencial. Para compressas, 5 a 6 gotas em um litro de água. Nas inalações, utilize até 5 gotas em um pouco de água bem quente. No aromatizador de ambiente, pingue até 20 gotas e água no utensílio específico para isto.

Óleos essenciais para uso no dia a dia

– Óleo de alecrim

Esta erva, comum no tempero de diversos pratos, é também muito benéfica quando utilizada na versão óleo essencial. Ele é um excelente adstringente e anti-inflamatório, sendo ótimo para massagear os músculos e as articulações, atuando no alívio de dores e redução da inflamação.

Pode ser utilizado no combate à queda de cabelos e caspa. Na aromaterapia, este óleo estimula a memória e revigora a mente cansada, combatendo também o estresse.

– Óleo de canela

A canela tem diversos benefícios reconhecidos, e o seu óleo também. Entre eles, age como analgésico, inseticida, antibiótico, anti-inflamatório e afrodisíaco. Atua muito bem no tratamento de tosses, infecções, resfriados, dores musculares e de articulações e sistema respiratório.

Sua utilização é bem variada, podendo obter suas propriedades através de massagens, banhos de imersão ou chuveiro, compressas, inalações e aromatização do ambiente.

– Óleo de camomila

A camomila se destaca entre os óleos essenciais por sua gama de benefícios e atuações. Suas propriedades atuam fortemente na ação de combate a insônia, fadiga, ataques de raiva, calmante e como antidepressivo natural. Ainda favorece o sistema digestivo e eliminação de líquidos retidos no corpo.

É eficiente também no combate à TPM e menstruação irregular. Para obter seus benefícios, use o óleo para fazer massagens e compressas. As inalações e aromatização de ambiente são ideais para as questões do sistema nervoso. Banhos de imersão são opções de uso.

– Óleo de laranja

Com aroma cítrico e muito agradável, o óleo de laranja faz sucesso entre os óleos essenciais. Extraído especialmente da laranja doce, também chamada de laranja da China, possui características calmantes, contra sintomas de gripe, melhora do sistema imunológico, eliminação de toxinas e prisão de ventre.

É um poderoso sedativo e antidepressivo, muito utilizado na aromaterapia para promover a sensação de relaxamento e felicidade.