A cirurgia de varizes pode ser realizada por dois motivos: complicações clínicas ou razões estéticas. Remédios e tratamentos caseiros, bem como a prática de atividades físicas podem diminuir os sintomas da doença, mas a cirurgia é a única maneira de eliminá-la.
As varizes ocorrem geralmente nas pernas e coxas, por causa da maior dificuldade de circulação sanguínea. Elas se caracterizam pela presença de veias superficiais dilatadas e sinuosas, com aspecto de cor roxa e ficam extremamente visíveis na pele.
Fatores genéticos e hormonais são os responsáveis pelo aparecimento da doença. Entretanto, pessoas que trabalham ou passam mais tempo em pé também têm predisposição a desenvolvê-la.
Cirurgia de varizes: quem a procura e os motivos
Nas mulheres as varizes são mais comuns. Uma em cada cinco as têm. Entretanto, nos homens o percentual é de um a cada quinze. Por este motivo, a cirurgia de varizes é bastante procurada pelo sexo feminino, principalmente por questões estéticas.
Veias grossas, saltadas, roxas e visíveis na pele baixam a autoestima de qualquer mulher. A doença pode inibir o uso de bermudas e saias, de ir à praia ou fazer atividades que deixem as pernas à mostra.
A cirurgia de varizes também se torna necessária quando elas deixam de ser apenas um desconforto estético e passam a causar danos à saúde.
Por isso, quando a doença começar a trazer sintomas como o inchaço dos membros inferiores, dores e desconfortos na região, é preciso recorrer ao tratamento.
Quando surgem alergias na pele dos tornozelos, conhecidas como eczemas, é outro sinal para procurar ajuda médica. Porém, uma das complicações mais graves da doença é a formação de coágulos gelatinosos nas veias.
Esta formação interrompe quase toda a passagem do sangue e causa dores fortes e inflamações, podendo causar a tromboflebite.
Se não tratada corretamente e no tempo adequado, essa infecção pode se espalhar pelo corpo e atingir órgãos como o coração e os pulmões.
Vantagens e desvantagens da cirurgia de varizes
A cirurgia de varizes é o método mais antigo e eficaz para acabar com a doença. Milhares de pessoas já passaram pelo procedimento, que é simples, rápido e sem grandes complicações.
Uma vantagem do procedimento cirúrgico é o fato de ele ser o único que permite aos médicos o total acesso às veias dilatadas e sua posterior retirada, eliminando quase todos os riscos de reaparecimento do problema. Além disso, as cicatrizes são pequenas e não causam transtornos estéticos.
Como desvantagens da cirurgia de varizes podem ser citadas a provável necessidade de pontos e curativos na região operada, bem como dores e hematomas provisórios. A obrigatoriedade de repouso e a dificuldade de andar nos primeiros dias após a cirurgia também podem ser pontos negativos.
Contudo, mesmo o procedimento sendo simples, são necessários alguns cuidados. O principal deles é realizar a operação com profissionais capacitados e com experiência. Fazer exames pré-operatórios para conferir seu quadro clínico também é fundamental.
Essa cirurgia é contraindicada para pessoas com úlcera ativa, infecção sistêmica, linfedema, doenças graves, idade avançada e para mulheres grávidas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!