Você já provou um iogurte de soja? Opção não só para as pessoas que têm intolerância à lactose, ele atende também aos veganos, aos alérgicos, aos vegetarianos e àqueles que, por orientação específica de um especialista, precisaram optar por alimentos produzidos com soja.
Mas, afinal, o iogurte de soja, ou melhor, a soja em si, é benéfica ou maléfica? De acordo com estudos, essa leguminosa traz benefícios nutricionais incontáveis, é uma excelente fonte de proteína, e pode ser utilizada de forma preventiva e terapêutica no tratamento de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e sintomas da menopausa.
Por que optar pelo iogurte de soja
Por conta do seu baixo custo em relação ao leite, já existe no mercado o iogurte de soja, um produto fermentado obtido a partir do extrato aquoso de soja (leite de soja).
O leite de soja, assim como o leite de vaca, é adequado para o crescimento de bactérias láticas. Substâncias presentes no grão estimulam o crescimento microbiano e se tornam excelente para um tipo de organismo, as bifidobactérias, que são responsáveis por aumentar várias funções imunes do organismo. Entre elas, a ativação de linfócitos, de macrófago e a produção de anticorpos.
O iogurte de soja é suplementado com probióticos, prébióticos e cálcio, conferindo assim, ainda mais benefícios à saúde de quem o consome. Os probióticos são microrganismos que, quando aplicados a humanos ou animais, promovem um equilíbrio da microbiota intestinal.
Já os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis, capazes de estimular o crescimento e a atividade de algumas bactérias boas presentes no intestino.
É importante ressaltar que a soja, assim como o leite de vaca, também tem alto potencial alergênico e deve ser consumida com orientação de um nutricionista para evitar a sensibilização a este alimento, principalmente para quem já tem problemas relacionados ao consumo de leite e derivados.
Entre os benefícios do consumo de soja está ainda a redução da taxa do colesterol ruim. Os fitoestrogênios presentes na soja ainda reduzem o risco de câncer de mama e próstata, segundo alguns estudos.
A soja pode ajudar a aliviar os sintomas da falta de hormônio da menopausa e prevenir a osteoporose. Além disso, as fibras presentes na soja auxiliam no funcionamento do intestino e redução dos níveis de glicose dos diabéticos.
Cuidados no consumo de iogurte de soja
Independente do produto – leite, proteína ou iogurte de soja -, alguns cuidados são necessários no consumo desses alimentos, até por que a soja só nos é oferecida de forma industrializada.
O primeiro ponto é consumir a soja com moderação, assim como é recomendado a todos os alimentos. Além disso, é preciso sempre ficar atento ao prazo de validade de todos os produtos. Verifique também na embalagem a presença de corantes, conservantes, entre outros químicos.
Tente se certificar que o produto é fabricado com grãos que não sejam geneticamente modificados, e por fim, assim como o leite de vaca, cabra e outros, existem pessoas alérgicas ao leite de soja. Se você ficou a fim de experimentar o iogurte de soja, o recomendado é consumir uma pequena quantidade, caso for a primeira vez.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!