Receitas

Como fazer panqueca sem lactose

Por Redação Doutíssima 16/01/2015

Aprender como fazer panqueca pode ser simples. Saber como fazer panqueca sem lactose pode ser tão fácil quanto. O segredo de como fazer panqueca livre de lácteos está, naturalmente, na seleção adequada dos ingredientes.

como fazer panqueca

Siga receitas de fácil preparo e que não perdem em nada em sabor. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda como fazer panqueca

 

Substituir alguns itens da receita por outros similares pode não apenas não alterar o sabor, mas garantir que a pessoa com pouca ou nenhuma tolerância ao açúcar do leite tenha uma vida muito próxima ao normal. Estima-se que a intolerância à lactose atinja em torno de 70% da população mundial, ainda que muitos não apresentem sintomas.

Distúrbio que compromete a capacidade do organismo em processar a lactose, proteína presente no leite e seus derivados, a intolerância pode ter origem congênita ou pode ser adquirida tardiamente, em razão da idade ou em decorrência de outras doenças e ferimentos.

Pessoas acometidas pela disfunção apresentam em geral náusea, vômitos, diarreia, distensão e dor abdominal, e excesso de gases sempre que ingerem algum lácteo. Portanto, eliminar o produto da dieta é fundamental para manter o problema sob controle.

Como fazer panqueca com sabor

 

Retirar o leite do cardápio não significa, no entanto, que o indivíduo com a intolerância precisa deixar de comer alimentos que lhe agradem. As apetitosas panquecas, por exemplo, podem seguir fazendo parte do cardápio – basta adaptá-las à realidade de quem precisa viver sem lactose. Veja como fazer panqueca livre de lactose em versões doce e salgada:

Receita 1 – Panqueca doce

Ingredientes:

200 gramas de farinha de arroz
40 gramas de açúcar
Uma colher de chá de fermento
Uma pitada de sal
Dois ovos
50 mililitros de óleo
180 mililitros de leite de soja
Uma colher de chá de extrato de baunilha

 

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou em uma tigela – neste caso, bata-os com um fouet. Em fogo médio, aqueça uma frigideira antiaderente. Disponha um terço de xícara de chá da massa na frigideira, formando um círculo.

Depois que a borda ficar durinha, espere um minuto mais e vire a panqueca. Deixe a massa dourar do outro lado e retire do fogo. Como recheio, você pode utilizar mel, chocolate em calda, geleia ou frutas.

Confira agora como fazer panqueca salgada sem lactose:

Receita 2 – Com arroz e quinoa

Ingredientes:

Uma colher (sopa) de farinha de arroz

Uma colher (sopa) de quinoa em flocos

Sal, orégano e ervas finas – a gosto

Ingredientes do recheio:

Fatias de blanquet

Queijo cottage sem lactose

Uma cenoura ralada

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até a massa ficar homogênea. Leve a mistura ao fogo em uma frigideira untada com azeite. Vire a panqueca quando perceber que já está durinha. Deixe-a dourar. Retire da frigideira e coloque o recheio.

A cenoura pode ser substituída por tomates ou outros vegetais podem ser inseridos para complementar a receita. Para quem gosta, o recheio pode ainda ser de carne moída ou frango desfiado – aí é a hora de usar a imaginação e criar as mais diversas combinações.

Pacientes com intolerância à lactose podem apresentar problemas na absorção de cálcio, elemento essencial à saúde dos ossos. Como alternativa, devem investir no consumo de folhas verdes (couve), salmão, sardinha e camarão para repor eventuais perdas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima