Quando o assunto é beleza, muitos querem, de qualquer maneira, fazer a diferença. Assim, um detalhezinho pode ser essa a diferença que se busca, como o piercing no dente. Esse acessório tem deixado sorrisos muito mais brilhantes e mais alegres. E é um hábito que atravessa o tempo.
Quem explica melhor é a cirurgiã-dentista Renata Rebuffo, que nos leva um pouco de volta à história. Segundo ela, a técnica do piercing dental remete à Antiguidade. “Esqueletos maias mostram que enfeites nos dentes era algo comum”, conta.
Na década de 1960, no auge da contracultura, houve uma explosão no uso, especialmente entre os hippies. “Agora, no século 21, mais uma vez, voltou à moda. Porém, antigamente a sua colocação consistia na perfuração do esmalte e a dentina, com a intenção de tornar o acessório permanente, mas isso agredia os dentes do paciente”, diz.
No entanto, com a evolução da estética, surgiu o modelo de piercing no dente por colagem, muito mais conservador e com a vantagem de não ser definitivo.
Como colocar o piercing no dente
De acordo com Renata, o piercing no dente é colado na superfície do esmalte do dente escolhido pelo paciente com uma resina específica, como se fosse um bráquete ortodôntico. “Quando o paciente se cansar, ou o material perder a adesão, é possível removê-lo com facilidade, preservando a estrutura dental”, detalha.
Mas é preciso estar atenta. Como tudo o que interfere no corpo, a colocação de piercing no dente apresenta riscos e exige cuidados. Segundo Renata, é essencial alertar os pacientes de que não adianta possuir uma “joia” nos dentes se a saúde geral da boca é ruim, com presença de cáries, doenças periodontais e outros problemas.
“O piercing dental é apenas um acessório decorativo, portanto é de extrema importância cuidar da saúde bucal com frequência” completa a dentista.
Prestar atenção à manutenção também é outra parte fundamental para quem quer embelezar o sorriso com um piercing no dente. Assim, um sorriso agradável e saudável com o acessório só é possível com escovação adequada e visitas de prevenção ao dentista.
“Além disso, o paciente precisa se certificar que a clínica é segura, e o procedimento só deve ser feito por profissionais gabaritados”, conclui a cirurgiã-dentista.
Onde usar o piercing no dente
Se você deseja aderir ao piercing dental, saiba que, de acordo com informações do portal da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), esse é o tipo de piercing menos invasivo e que traz menos riscos à saúde.
Na maioria das vezes, o piercing dental é usado em um dos dentes da frente – no incisivo lateral ou no canino. O material, em geral, é o strass, um dos mais comuns.
A peça ainda pode ser feita com cristal, ouro, prata e ainda de pedras preciosas. Os formatos também variam. Podem ser em forma de pequenos corações, estrelas ou pequenos bichinhos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!