Estética

Monique Evans: saiba como não se arrepender após fazer uma tatuagem

Por Redação Doutíssima 14/05/2014

É preciso ter muito cuidado antes de fazer alguma mudança mais radical no corpo, ainda mais se a opção for por uma tatuagem como a de Monique Evans 

 

monique evansUm assunto que tomou conta dos sites de celebridades e das redes sociais nos últimos dias é a nova tatuagem da ex-modelo Monique Evans. A mudança no corpo dela gerou a mesma onda de comentários que sofreu a filha dela alguns meses atrás.

Na última segunda-feira (12), Monique Evans esteve novamente em um estúdio de tatuagem e depois colocou uma foto no Instagram o resultado: ela tatuou o rosto de Jesus Cristo no braço direito. Em meio aos comentários era possível encontrar fãs mais devotos que aprovaram a iniciativa da ex-modelo, mas também aqueles que não gostaram muito.

E a ideia de que após fazer uma tatuagem você sempre vai querer outra pode fazer mesmo algum sentido. No início de maio, o mesmo profissional foi responsável por fazer a nova tatuagem de Monique Evans, que na ocasião foi um laço no braço esquerdo.

Fato é que uma mudança como esta no corpo deve ser pensada com muito cuidado, seja pelo risco de errar na imagem que você quer gravar no corpo (caso apontado por certos fãs na tatuagem de Monique Evans), como pela qualidade de quem vai desenvolver o trabalho. Há também os riscos de transmissão de doenças, o que merece ainda mais atenção.

 

Monique Evans: veja como não errar nem correr riscos com a tatuagem

 

tatuagemFazer uma tatuagem é perigoso? 

Por definição, uma tatuagem consiste em uma quebra da barreira da pele, devido à introdução de pigmentos e corantes através de uma agulha. A aplicação da tinta se faz geralmente na papila dérmica, localizada após a epiderme, a camada superior da pele. Portanto, a tatuagem pode, sim, apresentar um risco de transmissão de doenças virais (Hepatite B e C e AIDS) e bacterianas (estafilococos, estreptococos). Além disso, a tatuagem pode provocar reações alérgicas como inflamações crônicas (vermelhidão, inchaço) ou um eczema ligado ao contato com o pigmento. Ou seja, não é todo mundo que pode fazer uma tatuagem. Mulheres grávidas, hemofílicos ou pessoas alérgicas às substâncias utilizadas durante a tatuagem (pigmentos, tintas, metais, látex) não podem, em princípio, recorrer a esta prática.

Eu tenho sardinhas no corpo, posso ter tatuagem? 

Sim, todos os tipos de pele podem, em princípio, ter uma tatuagem. O mais prudente, em todo caso, é perguntar a opinião de um dermatologista, a fim de detectar qualquer contraindicação (câncer de pele, manchas, acne ou verrugas). Além disso, o projeto do desenho será diferente dependendo do tipo e da cor da pele a ser tatuada.

Em quais áreas do corpo eu posso fazer uma tatuagem? 

Quase todas as áreas do corpo podem ser tatuadas. No entanto, é recomendado de evitar as palmas das mãos ou solas dos pés. A pele sendo muito espessa e se renovando rapidamente, a tatuagem corre o risco de se atenuar relativamente rápido. Da mesma forma, tatuagens em áreas como o antebraço ou abdômen podem envelhecer mais rápido.

Como deve ser feita uma tatuagem? 

Procure um profissional renomado, peça recomendações de amigos. Evite os tatuadores pouco responsáveis que oferecem tatuagens a preços irrisórios a turistas desinformados nos países exóticos. Prefira os estúdios rigorosos quanto às normas de higiene: o artista deve lavar as mãos, usar luvas e utilizar agulhas e cápsulas de tinta descartáveis. Ele também deve limpar a sua pele antes de começar com uma loção antisséptica e esterilizar seus instrumentos.

E depois? 

A cicatrização da tatuagem pode levar de 10 a 15 dias. Geralmente, os tatuadores recomendam que a tatuagem seja coberta com curativos feitos de compressas estéreis, de esparadrapo e de alguma pomada ou creme para cicatrização nos primeiros dias; a pomada ou creme continuando por mais tempo. Uma vez em contato com o ar, evite a exposição à radiação UV (sol ou mesmo luzes artificiais) durante pelo menos um mês. Se não puder evitar, a aplicação de um filtro solar sobre a zona tatuada pode ser necessária.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Cuide bem da sua tatuagem

Saiba alguns riscos e dicas sobre a tatuagem nos lábios

Tabu: Tatuagem depois de uma idade avançada

9 coisas que você nunca deve fazer na sua pele

Como tirar cicatrizes e marcas do corpo

4 Remédios caseiros para acelerar a cicatrização

Os melhores alimentos para a sua pele