Em 13 de junho se comemora o Dia do Turista. Uma boa forma de festejar a data é planejar aquele tão desejado mochilão pela Europa. Com as dicas certas e muito planejamento, você vai realizar o sonho de conhecer o velho mundo e ainda se divertir muito.
De acordo com o Ministério do Turismo, cerca de 2,3 milhões de brasileiros visitaram os países da União Europeia em 2012. O número de visitantes no continente todo pode ser maior, já que nem todos os países da região são afiliados da UE.
Planejando o mochilão pela Europa
Essa é a parte mais complicada de todo o processo, mas com dedicação você vai planejar tudo e garantir uma viagem livre de contratempos. Antes mesmo de sair comprando passagens, você precisa avaliar três pontos: quanto quer gastar, quanto tempo quer ficar e em que época do ano você estará disponível para a viagem.
Todo o seu planejamento precisa estar baseado nessas condições. Por exemplo: você tem bastante tempo disponível para o mochilão pela Europa, mas não tem muito dinheiro. Nesse caso, o ideal é dar preferência para países com taxa de câmbio e custo de estadia menor e considerar meios de transportes baratos, como trens e companhias aéreas de baixo custo.
Outra questão de tempo: você prefere conhecer muitos lugares diferentes ou passar mais dias aproveitando cada cidade em seus mínimos detalhes? A primeira opção é ótima para quem ainda não conhece nada no velho mundo, mas um mochilão pela Europa pode incluir poucos países e dias suficientes para você se tornar quase um morador local.
A época do ano também faz muita diferença. O verão Europeu, época de clima agradável para se estar nas ruas, fica lotado de turistas, fazendo com que os preços das atrações e o tempo de espera nas filas aumentem. Já o inverno não é a melhor época para viajar se a sua ideia é conhecer os Países Nórdicos, por exemplo.
Para fazer seu roteiro, considere o que não pode faltar. Se seu sonho é conhecer a Torre Eiffel, Paris precisa fazer parte da sua viagem. Se o seu maior desejo em um mochilão pela Europa é passear de trens, prefira países em que esse transporte é eficiente.
Documentação para o mochilão pela Europa
Depois de definir o melhor roteiro para o seu mochilão pela Europa, aquele que se encaixa no seu bolso e no tempo que você tem disponível, é hora de verificar a documentação necessária para circular em cada país.
Muitos lugares exigem que seu passaporte tenha, no mínimo, três meses de validade após a data de retorno ao Brasil. O prazo pode ser maior, por isso é importante consultar as informações antes de partir.
O Reino Unido é a única região da Europa que exige visto para os brasileiros. No entanto, a liberação para a entrada no país é feita na hora da chegada, sem necessidade de um procedimento prévio, como é o caso dos viajantes com destino aos Estados Unidos.
Outro documento importante: seguro-saúde para viagem. Em alguns países, ele é uma exigência, em outros apenas uma sugestão. A recomendação é que você contrate esse tipo de serviço com cobertura em todos os locais por onde vai passar. Assim você garante um mochilão tranquilo e auxílio se houver algum contratempo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!