Exercícios

Aposte nas receitas fit para manter a boa forma com saúde

Por Redação Doutíssima 14/06/2015

Existem diversas opções de receitas fit para cuidar da saúde. Elas têm sido muito procuradas por quem deseja manter uma alimentação balanceada e saudável. Com a preocupação com o que se coloca no prato, muitos preparos da culinária tradicional vêm ganhando versões com menos calorias e mais nutrientes.

 

Essas versões são amigas da balança e, o melhor, não perdem em sabor para as opções originais.

 

O que são receitas fit?

Há alguns anos, para ter uma alimentação com menos calorias ou gorduras, as pessoas sempre buscavam opções de pratos light ou diet. Assim, o uso de adoçantes ou produtos processados era uma constante nas receitas. Porém, eles nem sempre são as melhores opções quando se trata de alimentação saudável.

receitas fit

Versão fit de muitas receitas é opção para quem deseja uma alimentação saudável. Foto: iStock, Getty Images

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), os produtos diet nem sempre possuem redução de calorias, o que pode não ser adequado para quem quer perder peso.

 

As receitas fit trouxeram uma novidade para quem quer cuidar do que come. São pratos que não se preocupam apenas com calorias, mas também quanto aos benefícios que podem trazer para a saúde.

 

Opções de receitas fit

Se você quer ter uma alimentação mais saudável ou perder peso, apostar em receitas fit é uma ótima forma de conquistar esse objetivo. O melhor de tudo é que a maioria dos pratos fit são fáceis de fazer e não pesam no bolso. Veja algumas opções:

 

1. Pão de queijo fit

receitas fit

Foto: Shutterstock

Uma das receitas fit mais famosas é a versão mais saudável do tradicional pão de queijo. Ela é ótima para o café da manhã ou jantar.

 

Ingredientes:

– 1 colher bem cheia de tapioca ou polvilho doce

– 1 ovo

– 1 colher de requeijão light

– Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes. Coloque em forminhas de empadinha ou de cupcake. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, em fogo médio. Você também pode fazer a receita em uma frigideira ou em formato de panqueca, e rechear como quiser.

 

2. Escondidinho fit

receitas fit

Foto: Shutterstock

Ingredientes:

– 2 batatas doces cozidas

– 400g de peito de frango cozido e desfiado

– 2 dentes de alho picado

– 1 cebola picada

– 2 tomates picados

– 3 colheres de sopa de requeijão light

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

– Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Para fazer essa opção das receitas fit, coloque para refogar no azeite, a cebola, o alho e o tomate. Quando estiveram macios, adicione o frango desfiado e deixe cozinhar até formar um molho.

Em seguida, adicione sal e pimenta a gosto. Então, amasse as batatas até formar um purê – é possível usar o processador de alimentos para isso. Finalmente, adicione o requeijão.

 

Para montar o prato, faça uma camada de molho de frango e outra de purê de batata doce. Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até dourar. Está pronto.

 

3. Coxinha fit

receitas fit

Foto: Shutterstock

Ingredientes:

-1  xícara de batata doce cozida e amassada

– 100 gramas de linhaça

– 1 xícara de frango cozido temperado e desfiado

 

Modo de preparo:

Primeiro, coloque a linhaça no liquidificador até virar uma farinha fina e reserve. Depois, faça bolinhos com a batata doce e recheie com frango. Molde os bolinhos recheados em formato de coxinha e passe na farinha de linhaça. Agora é só levar ao forno a 180ºC até dourar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!