Exercícios

Conheça os benefícios e cuidados ao correr na areia

Por Redação Doutíssima 23/04/2015

Se você busca uma vida mais saudável, saiba que correr na areia da praia pode ser uma ótima e relaxante opção. Mesmo que você não more em uma cidade com areia e mar, quando entra de férias, principalmente no verão, é comum buscar atividades físicas para manter a forma. É aqui que a praia pode ser sua grande aliada.

correr na areia

A corrida na areia é um exercício de baixo impacto que ajuda a gastar energia. Foto: iStock, Getty Images

Quais os benefícios de correr na areia?

Quando você pensa em praia, provavelmente pensa em sol, areia e mar. Mas esse local pode ser muito benéfico para a saúde.

 

1. Gasto de energia eficiente

De acordo com um estudo publicado no Journal of Experimental Biology, as pessoas que correm na areia gastam aproximadamente 1,5 mais energia do que gastariam correndo no asfalto. Portanto, se você está de férias e quer gastar menos tempo em atividades físicas, correr na areia é uma excelente opção.

 

2. Menos impacto

Um dos grandes problemas das corridas é o impacto que o exercício causa nas extremidades inferiores. Conforme um estudo produzido pela Universidade Griffith, da Austrália, a corrida na areia aumenta o tempo de colisão, fazendo dela um exercício de baixo impacto.

 

3. Trabalha todos os músculos das pernas

A areia é um terreno fofo e ao correr, seu pé afunda nela. Esse processo é excelente para quem deseja trabalhar quadríceps, glúteos e quadris, já que obriga todos eles a se envolverem no movimento.

 

4. Aumenta a velocidade

É normal ver atletas treinando em canchas de areia ou até mesmo na praia. Há uma explicação científica para isso. De acordo com um estudo da Universidade Western Australia, correr na areia exige deles mais força para conseguirem determinada velocidade.

 

Esse gasto a mais de energia os ajuda a construir um maior poder de velocidade. E isso se reflete depois quando forem correr em terrenos duros, como o asfalto.

 

Cuidados ao correr na areia

Entretanto, uma série de fatores precisa ser considerada antes de se atirar nesse exercício físico. É verdade que ele traz muitos benefícios, mas correr na areia também é capaz de representar alguns riscos à saúde.

 

 

1. Correr descalço

Em razão do terreno, é normal que as pessoas corram descalças na areia. Porém, de acordo com um levantamento realizado pela Universidade de Griffith, correr descalço gera pressão adicional nos tornozelos e no joelho, e os deixa mais suscetíveis a lesões. Isso vale, também, se você for correr em uma parte da praia em que a areia esteja dura.

 

2. Verifique sua condição física

Praticar corridas na areia não é recomendável para atletas iniciantes. Esse tipo de exercício exige muita força dos músculos. Se você não está em boas condições físicas, é possível que não aguente a intensidade do exercício e se lesione.

 

3. Pratique com moderação

Correr na areia a é diferente do que correr no asfalto. É preciso ter moderação, já que seus pés não estão acostumados com esse movimento, e isso é capaz de resultar em lesões.

 

4. Correr perto da água

Na praia, o terreno próximo à água é irregular. E se você correr nessa faixa, é provável que seu corpo fique em posição incorreta – uma das pernas é esticada mais do que a outra para se fixar no chão. Isso gera desequilíbrios musculares e é capaz de causar lesões.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!