Quando uma mulher está tentando engravidar e vê um sangramento nas roupas íntimas, quase sempre a confusão se instala. Normalmente, esse sinal é nidação ou menstruação, ambas com significados totalmente diferentes. Enquanto a primeira quer dizer que há um bebê a caminho, a segunda pode adiar esse acontecimento por algum tempo.
Como saber o que é nidação ou menstruação?
Se a sua menstruação está atrasada, você tem certeza que está grávida e, quando menos espera, uma mancha avermelhada aparece, isso geralmente tem dois significados. É possível que seja a menstruação ou então um dos primeiros sinais da gravidez. Para diferenciá-los é preciso entender quais são as particularidades da nidação.
A nidação é capaz de ocorrer mesmo antes de você notar que sua menstruação está atrasada. Esse sintoma não acontece em todas as mulheres, mas é bastante comum.
Esse sangramento acontece normalmente em torno de seis a 12 dias após a ovulação, a fertilização do óvulo e sua implantação no útero. O sinal mais comum desse sangramento é a sensação desconfortável de pequenas cólicas dentro de seu útero.
Dicas para identificar uma nidação ou menstruação
Conforme a publicação Saúde da Mulher, a nidação muitas vezes é confundida com menstruação, especialmente durante os primeiros dias de seu período quando há fluxo mais claro e menos intenso. Porém, existem algumas diferenças importantes para definir o que é nidação ou menstruação. Confira:
1. Observe o fluxo
Se você quer saber se é nidação ou menstruação, saiba que na nidação o sangramento é leve e permanece claro, e na menstruação ele escurece com o passar do tempo. Além disso, a nidação não contém coágulos sanguíneos, que muitas vezes aparecem durante a menstruação.
2. Verifique a cor
A menstruação tem uma cor vermelho sangue. Quando é sinal de gravidez, provavelmente a cor será mais rosada ou marrom.
3. Regularidade
O fluxo menstrual geralmente é constante por todo o período. Em casos de nidação, o sangramento de implantação pode ir e vir e dura cerca de um ou dois dias. Isso a difere de um ciclo menstrual, que dura normalmente de quatro a sete dias.
4. Cólicas
A nidação ou menstruação podem causar cólicas, mas as da menstruação são muito mais intensas. Caso a cólica nunca aumente em intensidade, é possível que signifique nidação, especialmente se está acompanhada de um corrimento marrom ou rosado.
5. De olho no calendário
Lembre-se da data da sua última menstruação. Com um ciclo menstrual estável de 28 a 30 dias, a ovulação ocorre no 13° ao 16º dia e a nidação é possível dentro dos 10 dias seguintes à ovulação. Com isso, a nidação acontece de dois a sete dias antes do início da menstruação normal.
Outros sintomas
Se mesmo com as dicas acima você ainda não tenha certeza se a mancha é nidação ou menstruação, faça um teste de gravidez em casa ou agende uma consulta com seu médico.
Esse profissional poderá lhe dizer com segurança se é nidação ou menstruação e se você deve começar a procurar nomes de bebê ou estocar absorventes higiênicos.
Nesse meio tempo, preste atenção a outros sintomas precoces da gravidez, como seios doloridos, dores de cabeça, alterações de humor, sensibilidade a cheiro e temperatura elevada do corpo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!