Depois do Outubro Rosa, que alerta as mulheres sobre como se prevenir contra o câncer de mama, chega a campanha Novembro Azul 2015. A intenção é dar destaque aos cuidados que o homem deve ter com a próstata. Esse pequeno órgão produz parte do sêmen e está localizada abaixo do abdômen.
O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, segundo o Instituto Nacional Câncer (Inca).
Dados do órgão mostram que, em 2013, foram registrados 13.772 mortes em função do câncer de próstata. A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que 69 mil novos casos sejam diagnosticados por ano, ou seja, um caso a cada 7,6 minutos.
Novembro Azul 2015: sintomas e diagnóstico
Por isso, além de prevenir, é preciso estar atento aos sintomas, como sangramento pela uretra, dificuldade para ereção e dor lombar, na bacia e nos joelhos.
Segundo a cartilha informativa disponibilizada pelo Inca, o diagnóstico do câncer de próstata é feito por exame de toque retal e dosagem de uma proteína no sangue (PSA) através de análise de sangue. O órgão recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para fazer os exames preventivos anualmente.
Quem tem histórico familiar da doença, é da raça negra, sedentário ou obeso deve começar a prevenção a partir dos 45 anos. Quando diagnosticada precocemente as chances de cura do câncer de próstata são de, aproximadamente, 90%.
A maioria dos casos não apresentam sintomas até que o tumor alcance um tamanho considerável. É importante ressaltar que a anormalidades nos resultados das análises apenas servem para mostrar se há ou não necessidade de fazer outros exames para comprovar a doença.
O ultrassom transretal ajuda a orientar a biópsia da próstata. Também auxilia na avaliação da extensão da doença. Esse exame é realizado quando ocorrem alterações nos de toque retal e dosagem de PSA.
Tratamentos e prevenção
Segundo o Inca, a melhor maneira de evitar o câncer de próstata é manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar e visitar regularmente o médico para uma avaliação geral da sua saúde.
O tratamento se dá por meio de cirurgia e radioterapia. Em alguns casos especiais, a observação vigilante também é realizada. Quando a doença se está na fase metastática, ou seja, quando os tumores se espalharam por outras partes do organismo, a terapia usada para o tratamento é a hormonal.
A campanha de divulgação do Novembro Azul 2015, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia em parceria com o Instituto Lado a Lado pela vida, dura o ano todo e conta com atividades que vão desde passeios de moto, Bigodes Night Race, a palestras por todo o País sobre prevenção do câncer. Em 2014, a mobilização atingiu 75 milhões de pessoas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!