Gestante

5 Mitos e verdades sobre a gravidez

Por Redação Doutíssima 16/10/2013

Em todas as sociedade existem diversos mitos sobre a gravidez. É normal ouvir frases incríveis, uma mistura de crença popular e receita da avó. Muitas mães de primeira viagem podem ficar confusas no meio de tantas informações e acabar acreditando em coisas irreais. Para evitar que isso aconteça, selecionamos alguns dos 5 grandes mitos sobre esse período da vida da mulher para que você se esclareça e não tenha medos desnecessários. Confira!

tumblr_meauysFfaw1qakkla

 1 – “Há mais nascimentos de bebês durante a lua cheia “

Essa crença persiste por muitos anos! Durante a lua cheia, veríamos um afluxo maciço de mulheres grávidas na maternidade para dar à luz ao bebê.
Verdade ou Mito?
Isso é um grande mito! Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra que não há mais nascimentos nessas noites.

 

2 – “Com um pêndulo, você pode descobrir o sexo do bebê”

Em cidades do oeste da França, às vezes podem te oferecer passar por cima da sua barriga um pêndulo ligado a uma pequena cadeia. De acordo com os movimentos observados do pêndulo (circular ou reto), você poderia descobrir se espera uma menina ou um menino. Mas há apenas um problema, a interpretação dos movimentos varia de uma região para outra.
Verdade ou Mito?
Outro grande mito! É somente uma interpretação do folclore.

 

3 – “Sê sua barriga é pontuda, é um menino. Se é redonda, é uma menina”

Descobre-se facilmente o sexo do bebê dependendo da forma da barriga da mãe. Apenas por interpretações.
Verdade ou Mito?
Mito, não existe nenhum estudo científico sobre isso e este tipo de crença popular é bastante divertido para os especialistas de saúde.

 

4 – “Uma gravidez, um dente a menos”

Este provérbio prevê que após cada nascimento de um novo filho, você perde um dente. Debilitado, cansado, sua saúde bucal está em jogo.
Verdade ou Mito?
Algum tempo atrás isso acontecia, hoje, é mito. Há cem anos, este ditado talvez pudesse se justificar, pois os cuidados dentais eram quase inexistentes. Hoje, os dentistas estão aí para cuidar dos dentes das mães antes, durante e após o nascimento do bebê.

 

5 – “Durante a gravidez, se tivermos medo de gato, o feto terá uma mancha de vinho”

Medo que poderia levar a uma mancha de vinho no bebê ? Ainda mais estranho quando se trata do medo do gato. Superstição? Fato comprovado?
Verdade ou Mito?
Este é mais um mito. Esta afirmação é pura invenção e não tem nada a ver com uma futura mancha na pele do bebê.