Na vida sempre tenho um lema de que o barato demais sempre sai caro. E quando falamos de procedimentos odontológicos em geral, isso se aplica muito bem. Procedimentos mais simples como profilaxias (a famosa limpeza dental), tartarectomias (raspagem dental para remoção de tártaro), restaurações mais simples e que não tenham muita necessidade de resistência ou estética, dentre muitos outros procedimentos, podem ser feito com materiais mais baratos e de forma mais veloz e o paciente pode ter um bom resultado pagando pouco. Procedimentos mais invasivos como o implante dentário necessitam de materiais de ponta e de alta qualidade além de uma técnica bem realizada com instrumentais e equipe em perfeitas condições.
O que precisamos entender é que o procedimento do implante se tornou corriqueiro nas clínicas e o número de pessoas que colocam implantes dentários, diariamente, no Brasil, vem aumentando bruscamente. Isso gera uma série de efeitos colaterais e uma casuística significativa de problemas relacionados à colocação desses implantes dentários como:
– Implantes que amolecem e caem, devido problemas na ósseo integração deixando o paciente mais uma vez sem dente e agravando a condição do caso que vai precisar de uma série de cuidados.
– Implantes colocados com angulações fora do ideal para a oclusão ou próteses sobre implantes com esse problema ou as duas coisas. Esse fator vai desencadear uma série de alterações oclusais que prejudicam o organismo de maneira significativa.
– Implantes que são colocados perto de áreas sensíveis do organismo sem respeitar os limites biológicos preconizados pela técnica, causando casos graves de deslocamentos de implantes para áreas perigosas como os seios da face.
– Dentre outros problemas.
Muitos desses problemas são difíceis de achar a causa ou o causador: em alguns casos é praticamente impossível saber se foi causado por erro do dentista, por erro do protesista, erro do paciente, erro do laboratório de prótese ou se foi apenas uma “fatalidade” causada pelo destino.
Não estou aqui para assustar os pacientes nem devido ser contra a colocação de implantes, muito pelo contrário, adoro a especialidade e sou de acordo com os benefícios que ela trás mas preciso chamar a atenção para a banalização do procedimento que deve seguir uma série de fatores para poder ter sucesso.
Procure um bom implantodontista ou cirurgião buco maxilo facial, não vá por preços ou promoções. A intenção é colocar algo no seu organismo que deve ficar para o resto de sua vida. É um investimento que não tem preço e você precisa de um profissional com qualidade. Com saúde não se brinca.